Geral

Içara: Projeto piloto levará “Reciclou, Levou” ao interior

Nas próximas duas terças-feiras o projeto visitará bairros do município; Atendimento continuará no centro.

Foto: Divulgação

O projeto “Reciclou, Levou” já se consolidou em Içara. Às sextas-feiras, a população é atendida no espaço do Terminal Rodoviário de ônibus, onde segue com a troca de resíduos por alimentos na Feira da Agricultura Familiar. Com o objetivo de expandir o serviço, um piloto de duas semanas – um dia por semana – será realizado nas comunidades de Campo Mãe Luzia e Esplanada a partir da próxima terça-feira, dia 12.

Segundo a coordenadora do setor de Coleta Seletiva da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Taynan Toretti, o experimento vai servir para aproximar as comunidades do programa. “Essa ida as comunidades do interior vai fazer com que as pessoas conheçam ainda mais o projeto e que consigam dar um destino correto ao seu resíduo”, comentou.

Na terça-feira, dia 12, o projeto será realizado em frente a igreja da comunidade de Campo Mãe Luzia. Na terça-feira posterior, dia 19, o projeto chegará ao bairro Esplanada, próximo ao CRAS da comunidade. Os trabalhos serão realizados durante o período matutino.

De acordo com o presidente da Fundai, Ivan Réus Viana, esse piloto servirá de estudo para ampliar para outras comunidades. “Estamos na área central e essa ida às comunidades vai nos possibilitar conhecer mais as necessidades e em breve, podemos fazer um cronograma para atingir mais bairros e facilitar o descarte para os moradores”, explicou.

O projeto segue acontecendo todas as sextas-feiras no período matutino no centro de Içara. Desde o último mês, o programa está atendendo na rua Donato Valvassori, com entrada pela rua Sete de Setembro.

Iniciado em 2018, o “Reciclou, Levou” arrecadou só no último ano, 111 toneladas de lixo reciclável e teve média de 400 pessoas atendidas mensalmente.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara

Notícias Relacionadas

Ótica lança projeto social pioneiro em Orleans

“Olhar nota 10” consiste em realizar uma triagem de acuidade visual nas escolas do município.

Vereadores defendem implantação de programa que troca lixo reciclável por comida em Cocal do Sul

Vereadores Richardson Vieira (PDT) e Giovana Galato Santa Rosa (PP) apresentaram proposta em sessão legislativa. Cidadão receberia R$ 0,50 em alimentos por quilo de material entregue.

Prefeitura de Orleans intensifica manutenção e alargamento de estradas no interior

O crescimento agrícola, a diversificação das atividades e o investimento no interior aumentou o fluxo de caminhões e a necessidade de boas estradas.

Equipamento inédito que identifica dor e produzido com apoio do Governo de SC é apresentado em Brasília

Através de um software e tecnologia avançada, o ReitzScan identifica, avalia e quantifica a dor em três estágios: suave, moderada ou severa.