Geral

Idosos da Afasc resgatam folclore catarinense na semana da cultura

Boi de Mamão foi apresentado na praça Esperandino Damiani, em frente ao Colégio Marista

“Mateus era um fazendeiro da ilha de Florianópolis que aguardava com a esposa a chegada de um filho. Natural em uma gravidez, a mulher de Mateus teve um desejo. O problema é que o desejo dela era comer um coração de boi. Nisso, Mateus resolveu matar o próprio boi para satisfazer a vontade da esposa. Porém, na hora de matar o bicho ele se arrependeu”.  Essa história do folclore catarinense foi interpretada na manhã deste sábado (9), na praça Esperandino Damiani, em frente ao Colégio Marista, pelos profissionais e idosos da Afasc. A atividade fez parte da semana da cultura no município e quem deu vida ao personagem Mateus, foi seu Mário Guimarães Vieira, de 65 anos.

A peça foi ensaiada durante três semanas pelo técnico do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Para a Pessoa Idosa, William Machado. Os profissionais do serviço apresentaram os personagens Dernunça, Boi de Mamão, Urubu, Dona Maricota, Cavalinho e o doutor. Já o Coral da Afasc ficou responsável pela cantoria. Seu Mário não conseguia disfarçar a animação em ter interpretado o personagem Mateus. “Eu sou de Imaruí e o folclore é muito vivo naquela região, porém nunca havia me apresentado. Assim como Mateus não teve coragem de matar o animal, eu também acabei me apaixonando pelo boi”, contou entusiasmado.

Segundo William é muito bom resgatar essas apresentações. “Foi um verdadeiro espetáculo, com muita magia do nosso folclore catarinense”, avaliou. Quem estava na plateia e acabou participando da apresentação foi o pequeno Antônio, de cinco anos. O garoto estava tão animado com as músicas e danças que acabou pegando carona no cavalinho. “Eu já tinha visto na escola essa apresentação. Mas agora vou contar para os meus amigos que até andei a cavalo”, falou empolgado.

[soliloquy id=”46200″]