Saúde

Idosos praticam Karatê em Braço do Norte

Nem mesmo a baixa temperatura é capaz de esfriar a disposição de 18 idosos participantes do Projeto Remexa-se no Karatê, que praticam o esporte todas as terças e quintas às 7horas da manhã. 

A parceria entre a administração municipal e a academia Multiação oferece, gratuitamente, aulas de Karatê para a melhor idade, com objetivo da melhora no condicionamento físico e qualidade de vida. 

A turma está na sua segunda aula e deve receber em breve seus quimonos, adquiridos pela Secretaria de Saúde. O projeto é do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, e possui também a versão infantil, com o karatê Kids.   

Segundo o mestre em karatê, Carlos Augusto, o Kall, a modalidade contribui com a melhora da qualidade de vida como um todo. "Aqueles que praticam karatê se tornam mais sociáveis e melhoram o seu relacionamento com o próximo, além dos benefícios físicos, que no caso dos idosos, principalmente, refletem na melhora da força, flexibilidade e resistência, além do equilíbrio, um ganho importante para evitar quedas e lesões", explica o professor. 

As aulas acontecem todas as terças e quintas na academia Multiação a partir das 7horas da manhã. 

Karatê Kids

A versão infantil do projeto atenderá crianças diagnosticadas com quadros de hiperatividade, indicadas pela Secretaria de Educação.  A primeira turma de 20 alunos realiza sua aula inicial hoje, a partir das 18h30min na Academia Multiação. 

O projeto é gratuito e em parceria com a administração municipal, a Secretaria de Saúde ainda oferece os quimonos às crianças participantes. “Além dos resultados já citados, neste caso das crianças, o Karatê contribui significativamente com a melhora do quadro clínico, trabalhando a disciplina e a concentração”, completa a secretária de saúde, Francismari Rossi Lessa.

Colaboração: Georgia Acordi – Assessora de Comunicação da Prefeitura de Braço do Norte

  • 997f4a9ac976c3b8c02802556be6860c
  • 51cd76e44219ddace06f1b7d600287f0
  • 7729d521c88648120350cfaf2bb22123