Educação

Ifsc Criciúma abre 72 vagas para cursos técnicos

Vagas são destinadas aos alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Foto: Divulgação/Ifsc Criciúma

Foto: Divulgação/Ifsc Criciúma

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) está com inscrições abertas até 23 de maio para o processo seletivo de ingresso em cursos técnicos com início no segundo semestre de 2016. São 36 vagas nos cursos técnico subsequente em Edificações (noturno) e outras 36 vagas no curso técnico subsequente em Eletrotécnica (noturno).

Com duração de quatro semestres, os cursos técnicos subsequentes são destinados aos alunos que já concluíram o Ensino Médio. Todos os cursos ofertados são totalmente gratuitos.

A taxa de inscrição é de R$ 30. Candidatos doadores de sangue, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de família de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição até o dia 10 de maio.

As inscrições devem ser feitas no Portal do Ifsc neste link, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do Ifsc para candidatos que não possuem acesso à internet.

Para ingressar nos cursos técnicos do Ifsc, é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerais, chamada de exame de classificação. Essa prova será realizada no dia 19 de junho, de manhã.

A lista dos candidatos aprovados em todos os cursos será divulgada no dia 14 de julho, a partir das 18 horas. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas nos editais, disponíveis no Portal do Ifsc. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do Ifsc pelo e-mail: ingresso@ifsc.edu.br.

Os cursos

Os dois cursos ofertados neste momento pelo Ifsc Criciúma se destinam a quem já concluiu o Ensino Médio e deseja seguir uma carreira profissional ou se qualificar na área em que já atua. Os cursos são noturnos e contam com modernos laboratórios para que os alunos coloquem em prática o conhecimento obtido em sala de aula.

Técnico em Eletrotécnica – Com o curso Técnico em Eletrotécnica, o aluno pode atuar em empresas de geração, transmissão e geração de energia elétrica, prestadoras de serviço, telecomunicações e indústrias em geral. Ao completar o segundo módulo, o aluno recebe um certificado de Eletricista Instalador Predial. Após completar o curso, o aluno recebe o Diploma de Técnico em Eletrotécnica.

Técnico em Edificações – Já o curso Técnico em Edificações forma profissionais aptos a atuarem no planejamento, desenvolvimento e execução de projetos de edificações, podendo atuar em empresas de construção civil, escritórios de projetos e obras em geral. Ao final do curso, o aluno é certificado como auxiliar de laboratório de construção civil, auxiliar desenhista e projetista de edificações e recebe o diploma de Técnico em Edificações.

Colaboração: Daniel Cassol/Comunicação Ifsc