Geral

Imóveis em Áreas de Preservação Permanente são vistoriados

Há pelo menos cinco anos, a prefeitura de Jaguaruna e órgãos ambientais tentam encontrar uma solução a respeito

A compra, venda, construção ou reforma de algumas casas nos balneários de Jaguaruna continua proibida. A liberação de escrituras foi motivada pela grande quantidade de loteamentos irregulares, construídos sem licenças ambientais nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) existentes em quase toda a orla praticamente da noite para o dia. 

O promotor do Ministério Público Federal de Tubarão Michael Gonçalves começou a realizar visitas para averiguar os locais com maior adensamento populacional. O objetivo é encaminhar aos vendedores de terrenos e iniciar um estudo com a finalidade de verificar se há possibilidade de as casas serem mantidas.

“Será preciso ver se é viável ou não os moradores ficarem onde estão, porque será necessário um investimento de infraestrutura e nem sempre há como fazer, porque o local não oferece condições”, avalia Michael.

Desde que começou as visitas, o promotor percebeu que a concentração maior de imóveis irregulares, até o momento, é na localidade de Campos Verdes. “Estamos conhecendo cada lugar para saber o que fazer antes de tomar uma decisão drástica, que é a desapropriação”, garante.

Jaguaruna tem aproximadamente 37 quilômetros de praias, entre o Camacho e a comunidade de Torneiro. Existem loteamentos em lagoas, dunas, sambaquis e até na beira do mar.

Notisul

Notícias Relacionadas

Sem vagas nas UTIs SUS, Hospital São José pede suspensão de envio de pacientes em Criciúma

Pronto-Socorro SUS está superlotado e hospital pediu ao SAMU, aos bombeiros e a outros órgãos que interrompam temporariamente novos encaminhamentos.

Caixões à beira da rodovia são queimados e Prefeitura de Armazém se manifesta

Caso está sob responsabilidade da polícia; objetos foram encontrados às margens da SC-435, em São João do Capivari.

Dois empresários são presos com peças de 18 veículos em Criciúma

Operação 311 encontrou componentes de seis veículos com registro de furto e de outros 12 com sinais identificadores suprimidos; os dois responsáveis já tinham registros por ocorrências semelhantes.

Ação Criança 2026 terá manhã de diversão e atrações gratuitas neste sábado em Lauro Müller

Programação gratuita acontece das 8h às 12h, com brinquedos, personagens, apresentações, serviços de saúde e atividades para toda a família.