Geral

Inaugurado Procon de Criciúma: nova sede deve atender até 400 pessoas por dia

A nova estrutura foi inaugurada na manhã desta terça-feira (9)

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Criciúma mudou de local. A inauguração do novo espaço, numa das principais ruas de Criciúma, a Henrique Lage, foi realizada na manhã desta terça-feira (9).

O prefeito Márcio Búrigo, durante a solenidade, destacou a atuação do órgão no município. “Somos reconhecidos em Criciúma. O Procon cumpre com o seu papel. Os números da atual gestão são muito positivos, o órgão antes fazia 30 atendimentos por dia, hoje passa dos 100, essa nova sede vai permitir ampliar para uma média de 400 atendimentos diários. O Procon de Criciúma hoje é exemplo para Santa Catarina. O índice de resolução dos problemas do consumidor aumentou de 30 para 80% isso é a prova de uma gestão comprometida”, destaca o prefeito, Márcio Búrigo.

Por recomendação do Ministério Público, o órgão que atende os direitos do consumidor criciumense também supre a demanda regional e por isso a necessidade de um novo espaço. “A defesa das pessoas, diante do abuso econômico, é uma questão social. O Procon desempenha um papel importante, pois é o local onde o cidadão consegue ser amparado judicialmente contra eventuais erros do trato econômico entre pessoas e empresas”, comenta o promotor de justiça, Alex Sandro Teixeira da Cruz, que esteve presente no ato.

A troca de ambiente se fez necessária devido a alta demanda de atendimentos do Procon. “As pessoas que procuravam pelo nosso atendimento não tinham um local apropriado e confortável para isso”, explica Duda Manenti, coordenador executivo do Procon de Criciúma. “Agora é diferente. Se eles estão em busca de direitos e querem seus problemas resolvidos, o ideal é que possamos fazer isso com conforto”, completa.

O local atual é uma escolha estratégica, pela localização e pela capacidade de atendimentos. “Tenho orgulho do que construímos nesses dois anos. Hoje o Procon é auto-suficiente. Com nossa própria arrecadação conseguimos manter nossas atividades e é assim que vamos manter a nossa estrutura, com o trabalho ético e responsável de toda a nossa equipe”, destaca Manenti.

Essa arrecadação é oriunda de um fundo de aplicações das multas, que foi criado pelo Procon no intuito de agilizar a resolução dos problemas da população. Com o dinheiro arrecadado, o órgão patrocinou a reforma do Teatro Municipal Elias Angeloni, essa nova sala, bem como os dois veículos novos. Em três anos foram arrecadados R$ 3,5 milhões. O número de arrecadação anterior a atual gestão foi de apenas R$ 1,5 milhão em doze anos. O Protesto da Dívida Ativa contribuiu para as quitações.

Além de melhorar a atendimento da população, o novo espaço deve aumentar o número de resoluções dos casos, que agora serão encaminhados com mais agilidade. As pessoas que precisarem dos serviços prestados das atividades, de ordem econômica e financeira no amparo ao cidadão, devem procurar a Rua Henrique Lage, nº 267, onde antes funcionava o 2º Tabelionato da Cidade.

Procon na Praça

Uma das ações que promovem a informação do cidadão sobre os seus direitos como consumidor e forma de defesa é o Procon na Praça. “Nós observamos que após as datas comemorativas o número de pessoas que procuram o órgão, aumenta consideravelmente”, fala Manenti. Com esse evento o número de pessoas com problemas de abuso relacionado ao comércio diminuiu. “Essa ação será mantida por nossa equipe com o apoio da Prefeitura de Criciúma”, enfatiza o coordenador executivo do Procon.

Colaboração: Susane Meireles / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

[soliloquy id=”129665″]