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Indenização emperra andamento da obra do anel viário de Lauro Müller

Representante do Deinfra, prefeito e vereadores estiveram nessa manhã na obra, que se arrasta desde 2008

A demora na conclusão do anel de contorno viário de Lauro Müller e as mudanças no projeto original da obra motivaram uma reunião na manhã desta quarta-feira (19), no canteiro de obras, entre o prefeito Fabrício Kusmin Alves, vereadores do município e o engenheiro do Deinfra, responsável pela obra, Augusto César Sônego.

De acordo com o engenheiro Sônego o que está impedindo o andamento da obra é a falta de acordo para indenizar uma propriedade onde está localizada uma oficina mecânica, as margens da SC-446. “Precisamos daquela área para fazer um trevo que vai ligar as rodovias SCs 390 e 446, porém não houve acordo quanto ao valor da indenização. O caso agora deve ser decidido na justiça”, explicou.

Diante da informação, prefeito e vereadores decidiram que vão agendar uma audiência com o governador Raimundo Colombo para discutir o problema e pedir um aditivo no contrato da obra para que seja feita uma drenagem pluvial no bairro Santa Bárbara e assim evitar futuros alagamentos.

Conforme a vereadora Soraya Curcio Librelato dos 150 metros de drenagem que estão sendo reivindicados, 70 metros deveriam ter sido feitos, pois estavam no projeto original, mas como houve alteração, a implantação da tubulação acabou não ocorrendo.

Para o vereador Helder Velho, morador do bairro Santa Bárbara, é importante que a drenagem seja feita agora junto com a obra de pavimentação. “Esse é o momento, pois assim, aproveitaríamos o maquinário e evitaríamos no futuro os transtornos que uma obra dessas provoca, com abertura de valas e remoção de terras”, comentou Velho, acrescentando que se a drenagem não for feita o bairro corre o risco de sofrer com alagamentos em dias de chuva forte.

Quanto a mudança do projeto original do trevo no bairro Santa Bárbara, a alteração para uma rotatória, segundo Sônego, irá garantir mais segurança. Conforme o engenheiro, o projeto original previa um trevo estilo alemão. Após uma análise melhor, foi constatado que a rotatória seria a melhor opção para aquele local.

Anel de contorno viário

A obra teve início no primeiro semestre de 2008 e foi divida em três etapas.  A primeira foi a construção de uma ponte com 27 metros de comprimento. A segunda foi a construção de mais uma ponte, desta vez, com 48 metros de extensão, além da terraplanagem e a colocação da base. Para a terceira e última etapa restam agora a pavimentação do trecho, cerca de 800 metros e a construção de dois trevos.

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