Geral

Indústrias químicas negociam vinda de empresa de embalagens metálicas para a região

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os representantes do Sindicato das Indústrias Químicas Sul Catarinense – Sinquisul se reuniram na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC nesta quinta-feira, 10, juntamente com o diretor da empresa Prada Embalagens Metálicas, do Grupo CSN, Luiz Daury F. Halembeck. No encontro foi apresentado o potencial da região para a instalação de uma filial da empresa que é líder na fabricação de embalagens metálicas no país. Além da presença do diretor da ACIC, César Smielevski, também participaram da reunião os representantes das empresas Anjo, Resicolor e Farben.

“Neste encontro nós apresentamos o potencial da região Sul e mostramos a quantidade de embalagens metálicas que são utilizadas mensalmente pela região como um incentivo para a instalação da empresa”, explica o vice-presidente da Tintas Farben, Edilson Zanatta.

Segundo os números apresentados, na região são consumidos uma média de 450 toneladas ao mês de embalagens metálicas. Como não há um empresa na região que forneça o material, o custo do frete para transportar estas embalagens vazias se torna elevado, cerca de 8 a 10% do valor do produto.

“No passado já realizamos outras tratativas tentando viabilizar a construção de um empresa deste segmento aqui na região, porém não foi viável. Agora, com o interesse da Prada, é possível que ele se torne realidade e com isso ocorra uma redução no custo de até 10% para as empresas da região, o que seria uma valor significativo no momento em que vivemos da economia”, garante o presidente do SINQUISUL, Jaime Dal Farra.

Caso as tratativas avancem, a previsão é que a empresa esteja em funcionamento ainda no próximo ano. “Estamos verificando a viabilidade de instalação da empresa em Criciúma e até fevereiro teremos uma resposta se é viável que a filial venha para a região. Caso esta resposta seja positiva, em seis meses ela estaria em funcionamento. Na próxima semana iremos encaminhar o layout da planta da fábrica para verificarmos o melhor local que ela poderá ser instalada”, esclarece o diretor do segmento de embalagens da CSN, Luiz Daury F. Halembeck.

“Estamos confiantes na instalação da empresa aqui na região. Esta será a primeira montadora fabricante de embalagens de Santa Catarina e consequentemente irá distribuir o material para os três estados do Sul e países vizinhos, já que a empresa possui uma filial somente em  Pelotas. É uma ótima oportunidade para as empresas deste segmento bem como de crescimento para toda a região”, enaltece Dal Farra.

Sobre a empresa: A Prada Embalagens Metálicas é uma empresa da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), tradicional no segmento de embalagens metálicas e líder no mercado que atua. 

Colaboração: Jéssica Pereira/Novo Texto Comunicação