Geral

Inicia a construção dos pilares da nova ponte de Cabeçudas

Ao todo, serão instalados 478 cilindros metálicos para formar os pilares da nova passagem

O consórcio Ponte de Laguna, formado pelas empresas Camargo Corrêa, Aterpa-M.Martins e Construbase, terminou nesta semana a instalação da terceira camisa metálica, cilindros usados para construção dos pilares da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna.

Para a construção do emboque norte da passagem sobre a Lagoa de Santo Antônio dos Anjos, serão instalados 20 cilindros, em dez conjuntos. Três estão colocados.

O restante das camisas será disposta sobre o traçado atual da rodovia. Para isso, é necessária a construção do desvio lateral.

Com os três primeiros cilindros posicionados, agora será instalada a perfuratriz, no topo das estruturas, para escavar a rocha e abrir caminho para a colocação das ferragens e a concretagem dos pilares.

Os cilindros servirão de molde à construção dos pilares de sustentação da ponte, tanto em terra firme quanto dentro da lagoa. Pela proximidade da camada rochosa, os dois primeiros conjuntos de camisas metálicas não precisaram de bate-estaca para serem cravados ao solo.

Porém, os demais passarão primeiro pelo estaqueamento, sendo necessária a união dos cilindros para atingir a base de rochas.

Conforme matéria do Jornal Notisul, a ponte de travessia do Canal de Laranjeiras e os dois viadutos de acesso terão, juntos, 2.815 metros de extensão. Serão 51 vãos, onde serão instaladas 134 estacas para construção dos pilares de sustentação, formados pela junção de 478 cilindros metálicos.