Geral

Iniciam as obras de revitalização da Praça Anita Garibaldi

Já começaram as obras de revitalização da Praça Anita Garibaldi, um dos cartões-postais de Urussanga. O projeto, divulgado no início de 2014, está sendo colocado em prática agora que todos os trâmites burocráticos tiveram fim.

“É uma obra com a qual sonhamos há muito tempo. A praça ficará ainda mais bonita e os eventos poderão ser feitos num espaço mais confortável”, explica o prefeito de Urussanga, Johnny Felippe. Quando pronta a obra, a praça terá uma área coberta de mais de 300 metros quadrados, um palco que poderá ser usado tanto para desfiles no entorno da praça quanto para apresentações artísticas.

Os passeios serão alargados e terão pérgolas isoladas, criando espaços de convivência.

O projeto prevê, ainda, a construção de um banheiro público, para atendimento a turistas e às comunidades de Urussanga. “Todo o granito que precisar ser removido durante a obra será recomposto, de modo a não alterar a natureza da praça. O trabalho também não comprometerá nenhum elemento tombado”, assegura o prefeito. O espaço continuará bem arborizado.

A acessibilidade está presente no projeto, com acesso por rampas ao banheiro e faixas de pedestres no nível das calçadas. No início das obras o acesso à praça vai ficar limitado, porque o local dos trabalhos será fechado. Mas esse pequeno transtorno é temporário. O investimento é de aproximadamente R$ 740 mil, dos quais quase R$ 667 mil são provenientes do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Saiba mais sobre a Praça Anita Garibaldi

A Praça Anita Garibaldi está localizada num centro histórico importante, cercada por um conjunto de casarios históricos e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde se encontra uma réplica de La Pietà, famosa obra de Michelangelo. A Praça conta ainda com um chafariz histórico que foi uma pia batismal na época da colonização, que jorra água para um aquário com peixes, servindo também como um grande atrativo de público. Sobre o aquário, existe o Monumento ao Imigrante, feito em pedra de granito, típico da região, talhada pelas mãos dos artesãos locais, simbolizando uma ponte entre Brasil e Itália, feita pelos colonizadores na época da imigração.

Colaboração: Renan Medeiros/Assessoria de Imprensa

[soliloquy id=”128948″]