Geral

Inspeção da Anac inicia hoje

Foto:Eduardo Zabot/RDL Aeroportos/Notisul

Foto:Eduardo Zabot/RDL Aeroportos/Notisul

Os problemas de cancelamento de pousos e decolagens por falta de visibilidade devido ao mau tempo no Aeroporto Regional Humberto Guizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, devem ser resolvidos em breve. Entre hoje e sexta-feira, os inspetores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizam uma vistoria para a liberação da operação por instrumentos.

Há 15 dias, por três vezes, os voos da TAM com saída de Congonhas (SP) em direção a Jaguaruna, não conseguiram pousar e, por consequência, também não decolaram. Na vistoria, os técnicos irão homologar o sistema de operação por instrumentos IFR (Instrument Flight Rules), caso não haja nenhuma situação adversa. 

O sistema é composto por equipamentos que seguem um conjunto de regras utilizadas pelo piloto para conduzir uma aeronave como, por exemplo, a orientação pelos instrumentos de bordo, em vez de referências visuais exteriores à aeronave, que dependem das condições climáticas. Essa qualidade do serviço proporciona também voos noturnos com mais segurança e conforto aos passageiros.

A Anac autorizou a realização de pousos e decolagens da TAM no dia 31 de março deste ano. A operacionalização dos voos comerciais no aeroporto tiveram início em 27 de abril.

Homologação

A instalação do equipamento foi realizada em agosto de 2013 junto com o pedido para operar por visibilidade, que foi autorizado em março do ano passado. Já a solicitação para operar por instrumento ocorreu há três meses. A expectativa é de que a homologação saia no início do próximo semestre. O interesse das companhias aéreas Avianca e GOL em disponibilizar voos comerciais tem dois grandes entraves. Primeiro, a negociação com o governo do estado para a isenção dos impostos (ISS) de combustíveis, e o segundo as condições para operação por equipamentos. “A homologação da operação por instrumento será um atrativo a mais para que outras empresas realizem voos no aeroporto de Jaguaruna”, explica o superintendente da RDL, empresa responsável pela administração do aeroporto em Jaguaruna, Walmir dos Santos Silva Junior.

Com informações do jornal Notisul