Geral

Instalação do parque eólico Nova Laguna é pauta de audiência pública

O investimento será de R$ 540 milhões. Esta é a última etapa antes da execução do projeto

A possibilidade da instalação do parque Nova Laguna, cujo objetivo é produzir energia a partir dos ventos, foi o tema central de uma audiência pública. O encontro foi realizado nesta semana, na câmara de Laguna. O proprietário da empresa Consult, de Porto Alegre, engenheiro civil Léo Fredi Riffel, explanou os detalhes do investimento.

“Serão implantados cinco parques eólicos em duas áreas distintas. A área total é de 27,36 quilômetros quadrados, onde ficarão 60 aerogeradores. A estimativa é a de gerar de 150 a 200 empregos diretos após a conclusão do projeto. Durante a fase de implantação dos parques, é projetada a abertura de 700 postos de trabalho”, destacou Léo Fredi.

Com a audiência pública feita, o próximo passo e enviar o projeto para a Agência Nacional de Energia Eólica para a liberação da concessão de outorga. As obras de implantação do complexo podem começar ainda este ano, mas tudo dependerá da concessão, pelo governo federal. Por isso não existe um prazo fixado.

Inicialmente, é previsto que o serviço de implantação dos parques dure cerca de 18 meses. Serão investidos R$ 540 milhões, com financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Impacto ambiental

Durante o período de desenvolvimento do projeto à construção do complexo eólico Nova Laguna, a Ambiens Consultoria Ambiental, de Florianópolis, uma das empresas responsáveis pelo empreendimento, apresentou a ideia aos moradores de Laguna e região. Os parques eólicos têm baixo impacto ambiental.

Segundo o Jornal Notisul, entre os benefícios associados à energia eólica, elencados no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima), estão à produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e sem emissão de poluentes atmosféricos.

Além disso, em paralelo com a produção de energia, o terreno ocupado pelos parques eólicos pode ser utilizado para outros fins como, por exemplo, a pecuária e a agricultura.