Geral

Integração e conscientização marcam a XXI SIPATMIN da Carbonífera Catarinense

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração conta com cinco dias de programação.

Foto: Ketully Beltrame

Com duração de cinco dias, a Carbonífera Catarinense realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração (SIPATMIN). A abertura ocorreu nesta segunda-feira, dia 22, e o encerramento será na sexta-feira, dia 26. Neste ano, o tema escolhido pela Comissão Interna foi “Comportamento seguro e saúde mental”.

“O tema foi escolhido em virtude da pandemia. Por ter sido um ano bastante difícil, de bastante perdas, optamos por associar o comportamento seguro com a saúde mental, aliando a Medicina e a Segurança do Trabalho, para que os profissionais trabalhem de maneira segura, mas que a parte emocional também esteja bem”, explicou a engenheira de Segurança Franciele Candido de Oliveira.

Ela conta que, por meio de uma programação especial, a empresa trabalhará a conscientização com diferentes especialistas ao mesmo tempo em que propõe dinâmicas aos colaboradores, adere à Campanha Novembro Azul e realiza sorteio de brindes e distribuição de chocolate e de algodão-doce.

“Todos os dias, haverá uma atividade diferente. Além da plataforma on-line, onde são disponibilizadas palestras sobre temas diversos, estamos promovendo atividades presenciais. Estas ações serão feitas com as equipes das minas, dos lavadores, da oficina, do escritório e do setor do meio ambiente, em Lauro Müller, além da caixa de embarque, em Urussanga. A Comissão Interna está dividida em equipes para promover estas ações em todos os turnos, tanto em superfície quanto no subsolo”.

Em todas as suas ações, a empresa tem como foco a valorização dos colaboradores. A Carbonífera Catarinense iniciou as atividades em Lauro Müller em 1999, há 22 anos, sendo, atualmente, a maior empregadora do município, gerando mais de 600 empregos diretos. Por isso, a importância de valorizar a vida dos profissionais para que voltem em segurança e com saúde para suas famílias.

“Há toda uma equipe preocupada com o trabalhador, que realiza uma reunião mensal, focada em trabalhar na raiz do problema para identificar o que precisa ser feito para melhorarmos todos os dias. Neste ano, por dois meses, batemos a meta zero acidentes.

Isso mostra que estamos fazendo a coisa certa e isso nos dá muito orgulho. É isso que a gente quer, que todos os colaboradores retornem em segurança para seus lares e suas famílias”, concluiu a engenheira de Segurança.

Confira a programação completa:

Segunda-feira – 22/11 – Abertura com a administradora Astrid; palestra sobre ergonomia com o Dr. Guilherme Bez Fontana Canever e sorteio de brindes;
Terça-feira – 23/11 – Palestra sobre dependência química com Clínica Novo Amanhecer, sorteios de brinde, jogo de pênalti com perguntas sobre segurança e distribuição de chocolate;
Quarta-feira – 24/11 – Palestra sobre os impactos do corpo e máquina em manutenção, com o Dr. Rodrigo Scheidt, sorteio de brindes, jogos das emoções e chocolate;
Quinta-feira – 25/11 – Palestra sobre dependência de tecnologia com Patricia Gomes e sorteio de brindes;
Sexta-feira – 26/11 – Distribuição de algodão-doce em alusão ao Novembro Azul, sorteio de teste PSA em parceria com o Laboratório Biovita, encerramento com a engenheira de Segurança Franciele Candido de Oliveira e sorteio de brindes.

Foto: Ketully Beltrame

Foto: Ketully Beltrame

Foto: Ketully Beltrame

Foto: Ketully Beltrame

Foto: Ketully Beltrame

Notícias Relacionadas

Centro de Triagem encerra atividades e atendimentos são absorvidos pelas UBSs em Criciúma

Sintomáticos e suspeitos de Covid-19 serão atendidos pelas unidades de saúde

Coorsel arrecada tampinhas em prol da causa animal de Tubarão

Arrecadação foi entregue para as voluntárias que atuam na proteção de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos.

Atleta de Muaythai de Criciúma é convocado para mundial na Tailândia

Welinton Benvenutti Fernandes disputará a categoria Senior Elite até 71

Teatro Municipal Elias Angeloni recebe espetáculo “O Homem Mais Inteligente da História”

Peça será nessa sexta-feira (3)