Geral

Jacinto Machado completa 57 anos com desenvolvimento e muitas obras

O município de Jacinto Machado, conhecido por seus canyons gigantes e uma sólida economia, calcada no setor primário,  com destaque para a produção de arroz, banana, agricultura familiar, indústrias de transformação, cooperativas e empresas de transportes, ostenta há dois anos o título de município que mais cresce na região da Amesc e em nível estadual.

Paralelo a esse desenvolvimento econômico, o crescimento da cidade segue firme por todos os lados. O Governo do Município tem tido uma preocupação constante com a infraestrutura urbana e rural. Se na cidade ruas e avenidas vem sendo asfaltadas e ou pavimentadas com lajotas, no interior não tem sido diferente.

“Através de nossas secretarias de Obras e Agricultura e Irrigação, temos o compromisso de facilitar a vida dos produtores de banana e arroz, agricultura familiar (que atendem 90% da merenda escolar), melhoria de pontes e outros benefícios para que tenham qualidade de vida onde vivem”, destaca o prefeito Antonio João de Fáveri. Filho de agricultores, o prefeito e educador, sabe da importância das famílias rurais no processo de desenvolvimento da cidade.

Infraestrutura – Entre as principais obras no setor de infraestrutura urbana estão: A rua coberta que está em fase final de construção, o asfaltamento de 1.600 metros da Avenida Afonso Possamai Della, com drenagem pluvial, meio-fios, calçadas e rede de esgoto, calçamento com drenagem pluvial e ciclovia da Rua Isolino Pizzolotto (próximo a Cooperja), no bairro Paraguai, construção da Rua Coberta na Rua Dona Helena Cechinel, com 1.200 metros quadrados de área coberta, ampliação da Rede de Esgoto (2ª etapa) em todo o Centro da cidade, recuperação e pavimentação com seixo rolado da estrada que liga o Costão da Pedra, Engenho Velho e Tenente.

Educação –  O município é hoje referência nacional, ultrapassando a meta estipulada pelo MEC de 6,01 até o ano de 2021, atingindo 6,04, nas classes iniciais. Foi aprovado o Plano Municipal de Educação com avanços na carreira do professor e melhoria da qualidade de ensino. Hoje, 90% da merendas escolar é adquirida da agricultura familiar. A frota de ônibus foi aumentada com veículos zero quilômetro e o transporte escolar para os estudantes do ensino superior é gratuito. Na área do Esporte, o estádio municipal Albino Zanatta passa  por uma ampla revitalização, com arquibancadas, banheiros, copa, vestiários para equipes e arbitragem, quadra de skate, futebol de areia, voleibol de areia, tudo num só local.

Saúde – A prevenção tem sido o melhor remédio. Além da melhoria da estrutura física dos prédios, construção da nova UBS central, prédio próprio para a Secretaria de Saúde, Clínica de Fisioterapia com modernos equipamentos, Academia de  Saúde, ampliação e reforma geral da UBS de Pinheirinho do Meio, criação de programas como Já Sinto a Medida Certa, Já Sinto Machado Contra as Drogas, SOS Depressão, premiação no Programa de Atenção Básica com veículo 0 km e equipamentos para os profissionais dos ESF e unidades, melhoria e qualificação do atendimento à população, entre outros.

Desenvolvimento Social – As famílias recebem atenção a partir do programa Nascer Feliz, com enxovais e atenção  especial à mamãe e recém nascido; apoio integral aos 19 clubes de mães com cursos em diferentes áreas. incentivo ao artesanato local; programa Paninho Amigo com exposição em feira em Belo Horizonte e outras cidades do estado e RS; Terceira Idade, com encontros semanais e terapias alternativas intercalada aos encontros, apoio as ações do PETI, CRAS, Conselho Tutelar e na regularização de imóveis pelo programa Lar Legal.

Obras, Agricultura e Irrigação – Além da renovação total da frota de máquinas e caminhões, diversas ações para auxiliar as famílias que vivem no meio urbano e rural, patrolamento de ruas, estradas vicinais, recapeamento asfáltico, horas/máquina para os agricultores, incentivo ao plantio de árvores frutíferas, vitivinicultura, piscicultura, entre outros programas de fomento.

Samae – A população de Jacinto Machado sofria pelo uso da água dos poços artesianos que além de ter pouca pressão havia contaminação por metais pesados como ferro e manganês. Com a implantação da Estação de Tratamento de Água – ETA, melhorou em muito a vazão e a qualidade do precioso líquido. O povo de Jacinto Machado hoje bebe água dos canyons, com qualidade e livre de contaminação. Em breve a cidade vai contar com uma rede de esgoto sanitário que proporcionará maior qualidade de vida a população. A segunda etapa do projeto está em andamento.

Mensagem do Prefeito  

“Comunidade jacintomachadense. Neste dia em que comemoramos 57 anos de emancipação político-administrativa, temos muito que comemorar. Fomos agraciados por Deus com muitas belezas naturais. Fico feliz em ver que neste momento que  estamos realizando obras em todos os setores. É momento de agradecer as parcerias com o Sebrae, entidades locais que tanto colaboram para os eventos da comunidade. Dizer que tenho a satisfação em viver numa terra em que o Turismo está despontando como fonte de renda, de forma sustentável e de ver a iniciativa privada acreditando no desenvolvimento e que a cidade está com uma cara nova. Nosso objetivo no governo é de dar a possibilidade a todas as pessoas para que possam ter uma vida com dignidade e feliz. Por fim, convido a todos para prestigiar o Pernaço neste dia 23 e a V Banarroz de 06 a 09 de agosto. Viva Jacinto Machado!”.

Antonio João de Fáveri – Prefeito Municipal.

[soliloquy id=”137044″]