Turismo

Jacinto Machado dá início a projeto para agregar valor ao destino turístico local

Foto: Ascom Jacinto Machado

Foto: Ascom Jacinto Machado

Autoridades, lideranças de vários setores da sociedade civil organizada, entidades não governamentais, estudantes, professores e representantes do trade turístico, imprensa, lotaram as dependências do Centro de Convivência da Terceira Idade, na tarde de sexta-feira, 12 de junho, para prestigiar o lançamento do Projeto “Agregar Valor ao Destino Turístico Jacinto Machado por meio da promoção da produção local da rota Caminho dos Canyons".

Por motivo de força maior, o analista técnico do Ministério do Turismo, Rodrigo Moreles Arevalos, não pode estar presente ao lançamento do projeto, mesmo assim, enviou um vídeo que foi projetado no telão com uma mensagem de incentivo a todos os participantes do evento, patrocinado pelo Governo Federal. O valor total investido no projeto é de R$ 136.384,com a contrapartida do município.

A programação organizada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, prevista para acontecer na sexta e final de semana foi cancelada, tendo  apenas sido feitas a visitação a dois pontos turísticos.

O prefeito Antonio João de Fáveri, os diretores de Turismo, Angerson Zanatta  (interino) e Aline Matias Bernardo (licenciada do cargo), a coordenadora regional de Turismo da Amesc, Cristiane Biléssimo, conduziram um grupo de secretários municipais, assessores da empresa Logus, turismólogo Sidnei Pfau da empresa Gramado Captação, para uma turnê para mostrar as principais obras em andamento, almoço na Pousada do casal Édio e Rita Cechinel e visitação ao Canyon Fortaleza.

Lançamento oficial

Em cerimonial coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, o Governo Municipal lançou oficialmente o Projeto de Fortalecimento do Turismo através de ações coordenadas de fomento a ao desenvolvimento local e a produção associada. Nos pronunciamentos, as autoridades ressaltaram a importância do turismo sustentável. 

A coordenadora da pasta na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense – Amesc, Cristiane Biléssimo, ressaltou a organização dos conselhos municipais de turismo pelas prefeituras e a integração dos parques nacionais. O representante da ICMBIO, Analista Ambiental Lúcio Santos, disse que “quanto menos o homem mexer no meio ambiente em que ele vive, melhor para o desenvolvimento do turismo” e espera no futuro próximo uma integração ainda maior entre os parques nacionais para atrair turistas para o sul do país. Também fez parte da mesa das autoridades o presidente do COMTUR local, Leandro Borella.

“Menina dos olhos da administração”

O prefeito de Jacinto Machado e presidente da Amesc, Antonio João de Fáveri, disse que o projeto que está sendo lançado é como a “menina dos olhos” do governo e que acredita que é possível fazer do turismo um meio de gerar renda e atrair turistas para o município, com sustentabilidade. “Eu vislumbro um futuro promissor para Jacinto Machado e fico feliz por ver tanta gente aqui neste dia que também acredita no potencial turístico de nosso município. Sou um tijolinho dessa construção e assim como o agricultor, planta a semente, cuida e colhe, espero que possamos colher bons frutos deste projeto”, concluiu.

Após os pronunciamentos foi proferida palestra sobre Turismo Sustentável com o Turismólogo Sidnei Pfau, da empresa Gramado Captação, vencedora da concorrência para a série de sete palestras de sensibilização para empreendedores que serão realizadas neste ano. 

“A gente percebe o comprometimento da administração com o fomento do turismo local e isso é fundamental para o sucesso do projeto que estamos iniciando”, disse. Ao final dos trabalhos, foi servido coquetel aos presentes.

Objetivos Específicos

– Articular a criação da Associação dos Produtores da Rota Caminho dos Canyons;

– Criar o Selo de Identificação Geográfica dos produtos da Rota Caminho dos Canyons;  Desenvolver ações de conscientização turística junto aos alunos da rede pública municipal de educação;

– Criar o programa “Defensores dos Canyons”;

– Fortalecer junto à população as Associações Associação dos produtores orgânicos dos aparados da Serra, Associação dos pequenos produtores rurais da região da serra da Pedra e suas produções.