Geral

Jaguaruna conta com o guarda-vidas mais antigo do Estado

Júlio Cesar Siqueira, de 40 anos, é natural de Jaguaruna e está na atividade há 16 anos

Foto: Douglas Saviato

Foto: Douglas Saviato

O mais antigo guarda-vidas de Santa Catarina é do Sul do Estado. Júlio Cesar Siqueira, de 40 anos, é natural de Jaguaruna e está na atividade há 16 anos. Desde 1996 Siqueira atua nos balneários da região Sul e a motivação está do prazer de ajudar ao próximo. “Eu gosto do que eu faço e isso me motiva sempre atuar em prol das pessoas”, destaca Siqueira.

Há 15 temporadas, o guarda-vidas atua no Balneário Arroio Corrente, no município de Jaguaruna. “Sempre atuei aqui e conheço como ninguém a praia, pois acompanhei a evolução e o crescimento do balneário”, comenta. Segundo o guarda-vidas, o bar mais movimentado do balneário localizado na região central em frente ao mar começou de forma modesta há mais de dez anos, hoje é movimentação é intensa. “Também acompanhei o crescimento do Chuveirão, o principal ponto turístico da cidade”, recordou Siqueira em reportagem do site Engeplus.

Fora da temporada de Verão, Siqueira atua no Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaguaruna e além do balneário Arroio Corrente, o guarda-vidas já atuou no balneário Camacho, Esplanada e Campo Bom. De acordo com o profissional, durante sua trajetória como guarda-vidas nenhum óbito foi registrado. “Nestes anos salvei cerca de 20 vidas. “Nestes últimos seis anos, o número de ocorrências vem diminuindo bastante, o que significa que os banhistas estão mais cautelosos”, avalia.

Homenagem – Em 2011, o guarda-vidas foi homenageado em Florianópolis por sua atuação na costa catarinense. “Fui deconderado o guarda-vidas mais antigo do Estado e o melhor da região Sul catarinense”, orgulha-se.