Geral

Jaguaruna é considerada a maior produtora de melancia do Sul catarinense

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

Jaguaruna é considerada a maior produtora de melancia do Sul catarinense e conta com quase 80 produtores. Conforme o jornal Diário do Sul, muitos garantem grande parte do sustento durante a temporada de verão com a venda da fruta, além de mobilizar a família no trabalho. Para o produtor Joacir dos Santos não é diferente.

Filho de produtores de melancia, Joacir possui, há mais de 10 anos, uma barraca às margens da rodovia que liga a localidade de Morro Grande a Campo Bom. O produtor conta que desde pequeno trabalha com o cultivo da fruta e que aprendeu com o pai. “É algo que está em nossa família há bastante tempo”, destaca o produtor. 

Após se casar, a atividade, que antes era desenvolvida por seus pais, passou também para sua família. Atualmente, parentes mais próximos estão envolvidos de alguma forma na plantação e comércio de melancias. “Atualmente, minha esposa auxilia na barraca com a venda da fruta e meu filho, Joacir Júnior, de 10 anos, também está presente”, fala o produtor. Júnior acompanha de perto o negócio familiar. “Gosto de ajudar meu pai a descarregar a fruta e até ajudo a vender”, diz o menino. 

Joacir diz que a venda de melancias inicia em novembro. “Até fevereiro, quando termina a safra, esperamos vender até 19 mil melancias”, antecipa o produtor, e completa que até o início de janeiro a venda já ultrapassava a marca de 16 mil melancias vendidas. O valor da fruta varia conforme o tamanho. “Produzimos com o maior carinho para todos os gostos. Temos pequenas e grandes”, ressalta o produtor. O preço médio varia de R$ 5 a R$ 10 cada melancia. 

Mudanças

Este ano, mesmo com a estiagem, a venda da fruta aumentou. “Isso devido à finalização do asfaltamento da estrada de Campo Bom. Antes, as pessoas vinham somente no final de semana para a praia. Agora, com o acesso facilitado, mais pessoas circulam durante a semana e as vendas também aumentam”, destaca o produtor.