Esporte

Jogador realiza sonho de vestir a camisa tricolor

Destaque na Copinha São Paulo, o atleta chamou a atenção do Criciúma e já assinou contrato com o clube

Foto: Marcelo de Bona/Engeplus.

Foto: Marcelo de Bona/Engeplus.

A vida de Gustavo Henrique da Silva Souza sofreu uma guinada nos últimos meses. Jogador de várzea na região do município de Registro (SP), o garoto de 19 anos foi descoberto por um empresário no final do ano passado e levado para fazer um teste no modesto Clube Atlético Tabuão da Serra. Aprovado, e com a contusão do atacante titular às vésperas do  inicio da Copa São Paulo, Gustavo assumiu a camisa 9 e se tornou um dos principais artilheiros da competição, com nove gols em cinco jogos.

O destaque na copinha fez o jogador alçar um voo bem mais alto e assinar contrato com o Criciúma, onde agora depende apenas do seu potencial para desfilar seu futebol pelos principais estádios do Brasil. “A ficha ainda não caiu. Acho que ainda vai demorar um pouquinho para cair. Meu pai era para ser jogador de futebol, mas ele desistiu de tudo depois que a minha irmã mais velha morreu. Peguei isso pra mim, queria ser jogador de futebol, botava na minha cabeça e falava com a minha família e meus amigos. Meu pai sempre dizia para não desistir dos meus sonhos, e hoje meu sonho está sendo realizado, graças a Deus”, comemora o novo reforço do Tigre.

“Não tive base nenhuma. Jogava na várzea, disputava os campeonatos da minha cidade. Há três meses um empresário me descobriu e me levou para fazer teste no Taboão da Serra. Lá abriram as portas para mim, consegui fazer um bom trabalho, e tive um bom desempenho na Taça São Paulo. É difícil para quem não teve base ter o desempenho que tive na copinha. Mas fizeram um bom trabalho comigo no Tabuão e graças a Deus e aos moleques de lá fui bem”, conta o jogador à reportagem do site Engeplus.

O rapaz tímido, de 1,89 metro, está treinando junto com o elenco principal do Criciúma há duas semanas e aguarda por uma oportunidade do técnico Ricardo Drubscky. “Estou focado no Criciúma e espero fazer um bom trabalho aqui. Estou treinando forte para quando surgir a minha oportunidade convencer. Sou um jogador de área. Mas gosto de movimentar bastante. Tenho um bom cabeceio e um bom chute”, ressalta Gustavo.

De acordo com o preparador físico Márcio Corrêa, um atleta considerado completo deve passar por dois ciclos olímpicos, de quatro anos cada, para se tornar um atleta de excelência, mas existem exceções. “Existem algumas regras no mundo do esporte que são seguidas e dão certo. Mas existem as exceções. Um atleta, para ser considerado completo, deve passar por esse ciclo e cursar, no mínimo, oito anos de formação. O Gustavo ainda tem uma dificuldade de se adaptar ao trabalho, mas ele pode vir a ser uma exceção. Não teve oportunidade de jogar, portanto ainda não mostrou sua qualidade técnica. Mas tem trabalhado bastante para corrigir algumas falhas e para melhorar a sua condição fisiológica”, informa Corrêa.

Conforme o diretor executivo de futebol do Criciúma, Carlos Kila, apesar de Gustavo estar treinando junto ao grupo principal, o jogador será um importante reforço da equipe Sub-20 do Criciúma na temporada 2014.  “Além do nosso trabalho como clube formador. Precisamos fortalecer a nossa categoria de base. À medida que observarmos atletas que têm condições de vestir a camisa do Criciúma, vamos contratar. O Gustavo é um desses. Embora esteja no profissional, provavelmente quando começar a Libertadores da América, ele vai fazer parte do nosso grupo de base, porque queremos fazer uma boa campanha nesta competição”, explica Kila.

Ficha técnica: Gustavo

Nome completo: Gustavo Henrique da Silva Sousa

Posição: atacante

Data de nascimento: 29/03/1994

Idade: 19 anos

Naturalidade: Registro (SP)

Altura: 1,89 metro

Clube: Taboão da Serra (SP)