Educação

Jornalismo Satc conquista 2º lugar no Prêmio Fecomércio

Foto: Portal Satc

Foto: Portal Satc

De 2004 a 2014. Os dez anos que envolvem a obra de duplicação do trecho sul da BR-101, as histórias de quem perdeu parentes e amigos, os atrasos e os pontos já em desenvolvimento foram retratados no documentário “BR-101: uma década de esperança”. O material jornalístico, produzido no primeiro semestre de 2014, foi premiado na noite desta quarta-feira (10), em Florianópolis. A produção conquistou o 2º lugar na categoria Destaque Acadêmico no 2º Prêmio Fecomércio de Jornalismo.

As jornalistas Bruna Mendes e Cyntia Amorim representaram a turma de 11 acadêmicos que produziram na época o documentário. Em pouco mais de 14 minutos, o material jornalístico traz um pouco do que representa a duplicação para a população catarinense.

O trabalho foi idealizado durante todo o semestre. Entrevistas foram feitas em Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Araranguá e Torres. A produção foi feita na disciplina de Práticas em Laboratório, sob orientação da professora Marli Vitali, e com o apoio de gravações, edição e efeitos especiais da equipe do Portal Satc. “Esse prêmio é mais uma demonstração do ensino de qualidade que o curso de Jornalismo da Faculdade Satc oferece”, ressaltou a coordenadora do curso, Lize Búrigo.

O Prêmio Fecomércio valorizou as boas reportagens também nas mídias impressa, rádio e televisão. No Destaque Acadêmico, ex-alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), venceram o primeiro e terceiro lugar.

O evento teve ainda a palestra do jornalista e escritor Fernando Morais, autor de Chatô, o Rei do Brasil, e Olga, entre outros. “A imprensa, como nós conhecemos, vai acabar. A tecnologia avançou muito e é preciso se modernizar. A saída para o jornal impresso, que sai no dia seguinte, talvez seja explicar o porquê”, ponderou Morais. 

Colaboração: Portal Satc