Educação

Laboratório de Geociências da Unesc ensina crianças sobre recursos hídricos

Foto: Luana Mello

Foto: Luana Mello

Atentos às explicações, os alunos do sexto ano da Escola Cônego João Rertz aprenderam sobre a importância da preservação dos recursos hídricos do planeta nesta quarta-feira (3), na Unesc. As crianças, que moram no munícipio de Santa Rosa do Sul, compartilharam experiências com as alunas do curso de Geografia da Universidade sobre o dia a dia da cidade, que é conhecida pela agricultura.

“Na cidade de vocês, os agricultores utilizam água nas plantações. Um exemplo são as plantações de arroz”, explica a estudante de Geografia, Marceli Sala. Ela também comentou que atualmente, as empresas antes de devolver a água utilizada na agricultura para os rios, precisam fazer um tratamento adequado. 

Interação durante a aula não faltou. Os alunos ajudaram dando exemplos do que é cultivado em sua cidade e como seus pais ajudam a preservar o meio ambiente. Depois da palestra, foi à hora de colocar em prática o aprendizado em um jogo de trilha. Cada casa do tabuleiro correspondia a uma dica sobre o consumo da água. 

“Eu gostei muito do jogo. Em casa vou cuidar, na hora do banho e de escovar os dentes”, afirma Lucas Amaral de Souza. Já Vitória Eduarda Cardoso, que precisou voltar cinco casas por ter tirado cartas negativas, que continham exemplos de desperdício, aprendeu muitas coisas. “Não sabia que lavar a calçada por muito tempo gastava tanta água, vou ensinar a minha mãe, assim vamos ajudar o meio ambiente”, comenta a menina. 

A ação faz parte das ações da 10° Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos que ocorreu na Unesc até quarta-feira. O evento abordou assuntos como inclusão social, inclusão social, poluição eletromagnética, povos indígenas, recursos hídricos, educação ambiental e acessibilidade. A Semana englobou também o Seminário de Justiça Ambiental e o Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Unesc