Geral

Laboratório regional de análise de água e esgoto deverá ser finalizado até junho, em Orleans

Comitiva no laboratório Cisam-Sul

Foto: Edivaldo Lubavem

No início da tarde desta sexta-feira (17), uma comitiva visitou as obras do Laboratório Regional para Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano e Controle de Efluentes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental – Cisam-Sul, localizado no loteamento Nova Orleans.

O prefeito Jorge Koch, o superintendente da Funasa, Adenor Piovesan, o diretor administrativo do Cisam-Sul, Antônio Willemann, a coordenadora geral de Convênios, Lilian Capinam, e a equipe do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Sul de Santa Catarina estiveram presentes.

Conforme Willemann, a construção iniciou em 2009. A estrutura possui 1.329 metros quadrados. “Esta obra está sendo concretizada graças ao apoio do Governo Federal, através da Funasa, que firmou convênio com o município de Orleans em 2007, com a liberação da primeira parcela de R$ 300 mil em dezembro de 2008”, explica.

De acordo com o proprietário da empresa executora, Celso Debona, a construção segue em ritmo acelerado. Ele garante que, se tudo ocorrer conforme planejado, a obra será concluída no primeiro semestre deste ano.

17 municípios participantes do Consórcio Intermunicipal: Anitápolis, Araranguá, Cocal do Sul, Grão Pará, Içara, Imaruí, Jacinto Machado, Jaguaruna, Morro Grande, Orleans, Pedras Grandes, Sangão, Santa Rosa do Sul, São Ludgero, Timbé do Sul, Urussanga e Treviso.

Notícias Relacionadas

Agência de regulação autoriza ampliação na isenção nas tarifas de água e esgoto em quase 200 cidades do estado

Município de Braço do Norte pede revisão de contas de água e esgoto da Casan na Justiça

O prefeito salientou ainda que a Casan extrapolou o período máximo de 33 dias para a aferição das medidas, o que está em desacordo com o contrato.

SAMAE de Orleans reajusta tarifas de água, esgoto e demais serviços

O reajuste é de 8,78%, relativo à variação do INPC/IBGE acumulada no período de 01/01/2016 até 01/01/2018.

Famor, Samae e Cisam-Sul manifestam-se contra exploração de carvão em Orleans

Os órgãos comprometem-se, junto aos interessados, a tomar todas as medidas preventivas para garantir a qualidade do meio ambiente e da saúde.