Geral

Laboratórios do CTSatc participam de Programa de Ensaio de Proficiência

Profissionais de diversos estados do Brasil participam do programa para validação dos resultados.

Divulgação/Satc

Os técnicos dos laboratórios do Centro Tecnológico Satc (CTSatc) participaram do Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) em amostragem oferecido em SC pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul. Este processo representa a preocupação do CTSatc com a garantia dos resultados emitidos por seus laboratórios, um diferencial a mais para quem busca os serviços oferecidos.

A realização do PEP em carvão mineral faz com que a equipe do LabSatc seja referência quando o assunto são os ensaios de carvão mineral. “Temos parceria com a Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, que tem mais de 25 anos de história e é acreditada pela CGCRE – Coordenação geral de Acreditação, órgão vinculado ao INMETRO para a realização de ensaios de proficiência em draliversas matrizes, inclusive em Carvão Mineral. A Rede buscou o CTSatc para que fosse o laboratório de referência para os ensaios de proficiência em carvão”, explica o coordenador do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Satc, Cletson Menegon. Isso também possibilitou a realização dos ensaios de proficiência em amostragem em Santa Catarina, para as matrizes água tratada e água bruta.

Divulgação/Satc

Profissionais de outros laboratórios estiveram no CTSatc para participarem do programa no mês de outubro. Foram realizados ensaios de proficiência em ensaios de carvão mineral, e de Amostragem em água tratada e em água residual. Participam do programa de ensaios de proficiência laboratórios de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Maranhão. “São feitas comparações entre os resultados dos laboratórios, tendo como referência os nossos, do LabSatc”, ressalta Menegon.

O Laboratório de Análises e Ensaios de Carvão (Laec) e o Laboratório de Águas e Análises Químicas (Laqua) são acreditados pelo Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) e fazem parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE). Essa acreditação permitiu oferecer em parceria com a Rede Metrológica do Rio Grande do Sul no estado de Santa Catarina o PEP em amostragem, nas matrizes de água tratada e água residual.

Divulgação/Satc

Notícias Relacionadas

Assalto em Criciúma: Polícia prende cinco suspeitos do crime

Prisão ocorreu no início da noite em duas cidades

CNI: produtividade do trabalho na indústria cresce 8% no 3º trimestre

Apesar de recuperação, indicador não deve crescer mais de 1% no ano

Seis milhões de pessoas pediram empréstimo na pandemia, diz IBGE

Pnad Covid 19 de outubro avaliou 68,7 milhões de domicílios

Covid-19: volume de vacinas ainda é insuficiente para atender o Brasil

Poucos fabricantes têm quantidade necessária para o país, diz ministro