Geral

Laguna apresenta novamente dois pontos impróprios para banho

Dos 195 pontos analisados no estado, 48 estão impróprios. Na região, apenas Jaguaruna não apresentou nenhum impedimento neste verão

O décimo relatório de balneabilidade emitido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) nesta temporada aponta dois locais em Laguna impróprios para banho. A Lagoa de Cabeçudas aparece novamente e a novidade fica por conta da praia do Mar Grosso, próximo ao emissário da Casan.

Por duas vezes consecutivas a Prainha, no Farol de Santa Marta, também em Laguna, esteve na lista negativa, e desta vez não apareceu.

O diretor da vigilância em saúde de Laguna, Alex da Silva de Bem, em outro momento disse que levantará medidas que possam trazer melhorias aos locais indicados como impróprios.

O ponto principal é a Lagoa de Cabeçuda, onde 80% das casas têm ligações irregulares. Apenas a construções realizadas a partir de 2005 recebem tratamento do esgoto e liberam ao sistema pluvial.

Segundo o Jornal Notisul, os técnicos apuraram que 48 dos 195 pontos monitorados estão impróprios no estado. No total, 20 locais são analisados na Região Metropolitana de Tubarão – três lagoas e 17 praias em Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna.

A pesquisa de balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela Fatma desde 1976, de acordo com normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). São coletadas amostras da água do mar em 500 quilômetros da costa catarinense. O trabalho semanal encerra no próximo mês.