Trânsito

Librelato promove ações na Semana Nacional do Trânsito

Todas as unidades da empresa desenvolveram ações voltadas para a educação no trânsito

A segurança no trânsito é dos assuntos mais preocupantes e debatidos da atualidade. Estatísticas negativas e fatalidades estampadas nos noticiários comprovam a necessidade de ações para mudança dessa realidade. Por isso, a Librelato S.A. Implementos Rodoviários promoveu uma semana de trabalhos e atividades relacionadas à Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu entre os dias 17 e 24 de setembro.

A Librelato, preocupada em promover a educação no trânsito e a conscientização dos seus colaboradores, executa esse tipo de atividade há três anos. "Não exceda a velocidade, preserve a vida" é o tema neste ano.

"Queremos conscientizar nossos colaboradores sobre a importância de estar atento a uma direção defensiva. Todas as unidades da Librelato desenvolveram ações voltadas para a educação no trânsito. Sabemos que nossos colaboradores transitam diariamente pela região e também há fluxo de veículos dentro da própria empresa, por isso, precisamos de pessoas preparadas e conscientes”, destaca a coordenadora de Gestão de Pessoas, Ivanize Bez Batti.

Ivanize ainda frisa que é preciso ficar atento, pois as estatísticas são muito preocupantes. "Cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano vítimas da violência no trânsito, sendo que o número de feridos com seqüelas é ainda mais alarmante. O comportamento, a segurança dos usuários e o excesso de velocidade são os fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito", alerta a coordenadora. "Foi baseado nesses dados que montamos o cronograma de atividades para a Semana Nacional do Trânsito. Cumprindo seu papel social, a Librelato é uma das grandes colaboradoras para que tenhamos um trânsito mais seguro e tranquilo", finaliza.

O colaborador da unidade de Orleans, Juceli Giraldo, participou da palestra sobre direção defensiva, ministrada pelo coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, e a coordenadora regional da Polícia Civil, Gilvânia Fontanella. Atento às informações passadas, Giraldo garante que vai colocá-las em prática. "Essa palestra foi muito importante porque temos velhos e errôneos hábitos. Tivemos a oportunidade de rever nossas atitudes para poder mudá-las. Tomarei todas as medidas necessárias para que a minha vida e dos demais esteja em segurança no trânsito", assegura o colaborador.

Na última sexta-feira, dia 21, o dia foi bastante diferente na unidade de Capivari de Baixo. Os próprios colaboradores, divididos em equipes, se envolveram na realização das atividades. Participando de um concurso, cada equipe realizou um teatro com o objetivo de promover a conscientização. E não faltou criatividade e dinamismo, sendo a equipe Consciente, do setor de montagem, a grande vencedora.

Teve também na unidade o depoimento da mãe de um funcionário da Librelato que se envolveu em um acidente de percurso no início deste ano. Ela explanou sobre os transtornos físicos e psicológicos que o acidente de trânsito traz para a família e para o acidentado. Ainda se recuperando, em uma cadeira de rodas, Willian apareceu e emocionou a todos.

A técnica em Segurança no Trabalho da unidade de Capivari, Alexsadra Lessa, destaca que as atividades superaram as expectativas. "Percebemos o interesse e o envolvimento total dos nossos colaboradores. Isso é gratificante e nos dá a certeza de que podemos construir um trânsito melhor e mais seguro por meio da conscientização dos nossos colaboradores", comemora Alexsandra.

"Excesso de velocidade", "Como prestar auxílio em caso de acidente", "Álcool e drogas no trânsito", "Direção defensiva", "Sonolência no trânsito", "Manutenção preventiva do veículo" e "Segurança dos motociclistas" foram os temas trabalhados nas unidades da Librelato. Além disso, também houve distribuição de folders, adesivos e exposição de fotos de fatalidades no trânsito e de veículos danificados em acidentes.

[soliloquy id=”12650″]