Geral

Licitação de aeroporto aguarda liberação do TCE

A expectativa é de que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) dê o veredicto até segunda-feira

A data-limite para liberar a licitação da administração do Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, é segunda-feira. A expectativa é de que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) dê o veredicto até a data prevista. O pedido de análise das mudanças feitas no edital foi realizado pelo presidente do TCE, Salomão Ribas, em janeiro (antes mesmo de ele assumir). Salomão teria o mês de fevereiro para que os técnicos avaliassem as alterações e dessem um parecer.

Segundo o diretor da Secretaria de Infraestrutura do Estado, Dilney Cabral Filho, a partir da liberação deverá ser lançado outro edital para definir a empresa que fará a gestão do aeroporto. “O aeroporto está pronto e precisamos apenas definir a administração, para que entre em funcionamento. Com o parecer do TCE, entraremos com o processo de licitação para as empresas interessadas e a expectativa é de que o aeroporto entre em operação em dezembro deste ano”, acredita.

Além disso, 21 bombeiros irão atuar, em três turnos, para fazer a segurança do local. “Serão sete bombeiros aeronáuticos por turno. Eles, inclusive, fizeram a vistoria no local ontem para verificar como serão as instalações”, afirma.

Inicialmente, o governo do Estado pretende licitar uma empresa para atuar como terceirizada por alguns anos e depois fazer uma nova licitação para concessão por um período maior. A definição da empresa ou consórcio é fundamental para que o processo de homologação da pista seja concluído junto à Anac, ocorram os contatos com as companhias aéreas e se definam os voos que passarão por Jaguaruna.

Segundo o Diário do Sul, o assunto foi pauta de um encontro entre o diretor da Secretaria de Estado de Infraestrutura com o prefeito Olavio Falchetti, o presidente da Acit (Associação Empresarial de Tubarão), Eduardo Silvério Nunes, diretores e conselheiros da associação, ontem.