Geral

Lideranças defendem criação de Parque Municipal ao invés de Estadual

Discussão sobre a criação do Parque Estadual da Serra do Rio do Rastro ganha novos contornos

Foi realizada na noite desta quinta-feira (7), mais uma reunião entre proprietários de terras localizadas nas encostas da serra, o prefeito de Lauro Müller, Fabrício Kusmin Alves, o presidente do Conselho da Cidade de Lauro Müller, Paulo César Freiberger e o vereador Valmir Cesconetto (PP), onde foi discutida a implantação do Parque Estadual da Serra do Rio do Rastro. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e teve início às 19h30min.

O assunto vem sendo discutido desde agosto de 2011, pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), que deverá gerir a implantação do parque caso ele venha a ser criado. Mas foi nos últimos dias que a ideia começou a ter resistência por parte dos proprietários de terras que ficam localizadas nas encostas da serra, na área onde se pretende implantar o parque.
Os proprietários além da preocupação sobre os possíveis prejuízos que possam vir a ter quando da implantação do parque, também alegam que irão perder o direito sobre suas terras e o município sobre a própria Serra do Rio do Rastro, seu maior patrimônio natural e turístico.

O prefeito Fabrício Kusmin Alves se manifestou contrário a criação do parque da forma como está sendo apresentada. “Minha posição é que seja criado um Parque Natural Municipal. Desta forma o município seria o gestor e ficaria com todos os benefícios ao invés do estado, como é proposto”, justificou.

Um parecer técnico, elaborado pelo geógrafo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Odair Gercino da Silva, foi apresentado durante a reunião. O documento aponta a importância da Serra do Rio do Rastro para Lauro Müller e Região. Nele, o geógrafo, sugere a criação de um parque municipal ao invés de estadual e menciona que a área já é preservada e está inserida no Plano Diretor do município.

No documento, Odair ressalta também que com a criação do Parque Estadual, pelo mapa proposto pela Fatma, cerca de um quarto, 23,38% do território de Lauro Müller ficaria dentro da reserva.

Exemplos de criação de outros parques em Santa Catarina, onde os municípios tiveram mais prejuízos do que benefícios foram apontados durante a reunião.

Ao final do encontro ficou decidido que uma grande reunião envolvendo os proprietários de terras, o prefeito, vereadores e lideranças empresariais, comerciais e de classes, deverá ser agendada para aprofundar o debate e ouvir as posições da comunidade. A data e hora do encontro não foram definidas.

[soliloquy id=”21390″]