Poderes Municipais

Limpa Filas e Doação de Lajotas são temas na Câmara de Vereadores de Orleans

Sessão ocorreu nesta terça-feira (29), após ponto facultativo no Dia do Servidor Público.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A sessão da Câmara de Vereadores de Orleans desta terça-feira (29) teve a aprovação de quatro projetos de lei e de três indicações. Presidido pelo vereador Hildegart Thessmann Durigon, a sessão também ressaltou o convite da Administração Municipal para a Coletiva de Imprensa sobre a Saúde de Orleans nesta quarta-feira (30).

A coletiva ocorreu às 17h no Gabinete do Prefeito e apresentou o Programa Limpa Fila, além de responder as dúvidas sobre a Saúde Pública Municipal. Os vereadores comentaram o convite e lembraram os vários pedidos de informações sobre a saúde feita pela Câmara de Vereadores.

O vereador Antônio Dias André ressaltou que “o Limpa Fila é uma tentativa de fazer com que as coisas aconteçam da melhor forma possível para dar atenção às pessoas que precisam ir ao médico”.

Já o vereador Osvaldo Cruzetta mostrou a importância do programa. “O projeto lançado é importantíssimo, porque nós, vereadores de todos os partidos, estávamos preocupados com essa questão da saúde. Muitas pessoas estão há um ano esperando para fazer um exame ou fazer uma pequena cirurgia. O prefeito decidiu através do novo secretário, implantar esse projeto para atender o mais rápido possível essas pessoas. A gente sabe que quando estamos com problemas de saúde queremos ser atendidos, sem ficar muito tempo esperando na fila. É um projeto importante que vem ao encontro da nossa sociedade”, comentou.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

O vereador Paulo Canever questionou a demora em fazer esse programa em Orleans. “Eu fico até constrangido em relação a ex-secretária da saúde, Luana, porque ela ficou mais de dois anos e meio na Secretaria da Saúde e não se abriu um espaço para que ela fizesse seu trabalho. Agora assume secretário que vem de outro município e o prefeito, em menos de 30 dias, convoca uma coletiva para que se faça o lançamento do Limpa Fila. Acho que isso é muito bom, mas por que não fazer isso com a secretária Luana? Por que não fez isso nos últimos dias de governo da secretária Luana e posterior o novo secretário desse andamento? A secretária ficou quase três anos e não deram chance para ela”, questiona Canever.

O presidente da casa Hildegart Durigon respondeu ao vereador e ressaltou o trabalho da secretária Luana. “Temos que ter consciência que qualquer pessoa que pega um trabalho para executar, ela pega isso de uma forma a assumir o que vinha sendo feito. Certamente esse atual secretário está conseguindo fazer o Limpa Fila após todo o trabalho que vinha sendo executado pela secretária Luana. Ela fez o seu papel e desempenhou muito bem durante dois anos e nove meses, proporcionando, através da colaboração com o prefeito, a recuperação financeira da Fundação Hospitalar Santa Otília, que é fundamental para a nossa saúde. O secretário assumiu o que vinha sendo feito pela Luana e as boas bases proporcionou a ele que pudesse desempenhar esse programa, juntamente com recursos disponibilizados pela Prefeitura de Orleans”, responde o vereador.

Projeto da Famor denominado ProRev é destaque

A vereadora Mirele Debiasi utilizou a tribuna para ressaltar os trabalhos realizados pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famor). Entre as ações está o Programa Municipal de Arborização e Revitalização de Espaços Públicos Ociosos (ProRev). “Esse programa foi feito na Cohab Velha, em volta da quadra. Lá tinha espaços ociosos, então eles vão até lá, plantam gramas, árvores e flores, para dar uma melhor qualidade de vida para a nossa população. Os objetivos do ProRev, que é um programa muito importante que a Famor está fazendo, é a valorização ecológica e paisagista, convivência e integração social, educação ambiental para todos, plantio de árvores, implantação de hortas comunitárias, composteiras e também rodas de conversas, oficinas e todo o material pedagógico para essas comunidades. Eles já fizeram em um local e estão olhando outros lugares do nosso município que estão ociosos e que podem se transformar em um jardim, numa sombra, num lugar bonito que as pessoas possam aproveitar”, detalha a vereadora.

Pedágios serão implantados na BR-101

O vereador Lucas Librelato lamentou a implantação de novas praças de pedágio na BR-101. “Os pedágios são um fato, é concreto, dificilmente serão evitados, já é uma realidade. A gente vê que aqueles que poderiam fazer alguma coisa ficaram omissos. Eu não ouvi nenhuma palavra do nosso Governador em relação aos pedágios. Ele é a nossa força maior e poderia estar lá lutando para que isso não saísse. Infelizmente vai sair. As Câmaras de Vereadores vão fazer o trabalho delas. A nossa parte a gente fez, mas dificilmente terão algum efeito. O pedágio é uma realidade e vamos ter de Tubarão à Florianópolis três praças de pedágios, com as que já existem”, lamenta o vereador.

Doação de Lajotas para comunidades rurais é aprovada

O Projeto de Lei 56/2019 foi votado e aprovado pelos vereadores durante a sessão. O projeto prevê a doação de 1000m² de lajotas para pavimentação de comunidades rurais. Os vereadores destacam que a doação do Poder Executivo vai melhorar a qualidade de vida para a população do interior, além de incentivar a sua permanência no meio rural. As comunidades favorecidas nessa doação serão: Barracão, Taipa, Chapadão, Boa Vista, Palmeiras Alta e Oratório.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Confira a Ordem do Dia da Sessão desta terça-feira (29):

PROJETO DE LEI PE Nº 0051/2019 – RATIFICA O PROTOCOLO DE INTENÇÕES DO CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO SANTA CATARINA – CINCATARINA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. – Autor: Poder Executivo

PROJETO DE LEI PE Nº 0055/2019 – ANULA DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA E ABRE CRÉDITO SUPLEMENTAR. – Autor: Poder Executivo

PROJETO DE LEI PE Nº 0056/2019 – AUTORIZA, NOS TERMOS DO ARTIGO 17, II, ALÍNEA “A” DA LEI 8.666/93, AMPARADO NA LEI MUNICIPAL Nº 2822 DE 12 DE JUNHO DE 2018, O MUNICÍPIO DE ORLEANS A REALIZAR DOAÇÃO DE LAJOTAS PARA COMUNIDADES RURAIS QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS – Autor: Poder Executivo

PROJETO DE LEI PL Nº 0005/2019 – Dispõe Sobre a Revisão Geral, Alterações e Adequação da Lei Orgânica Municipal e dá Outras Providencias. – Autor: Mesa Diretora

Indicação nº. 0089/2019 – Autor: Hildegart Thessmann Durigon
“Que seja encaminhado ofício a Famor, requerendo que a mesma conjuntamente com a Prefeitura, faça uma Consulta Prévia Ambiental de possíveis locais para instalação de um novo Cemitério Municipal.”

Indicação nº. 0090/2019 – Autor: Antônio Dias Andre
“Que o Executivo Municipal, mande uma máquina retroescavadeira nova para o Distrito de Pindotiba, em substituição a existente, uma vez que a mesma está apresentando problemas frequentes.”

Indicação nº. 0091/2019 – Autor: Osvaldo Cruzetta
“Que a Câmara de Vereadores faça uma homenagem para o Sr. Antônio Domingos Coan (Toni Coan), pelos seus 57 anos de trabalho como Capelão na Comunidade de Rio Pinheiros Alto.”

Confira a Sessão completa no vídeo abaixo:

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Câmera registra momento em que jovem colide moto contra árvore em Orleans; VEJA VÍDEO

Adolescente de 17 anos continua internado em estado grave.

Comodidade e economia: empresa de Orleans oferece serviço “delivery” no comércio de baterias

Há 46 anos, VR Baterias atende toda linha automotiva, agrícola e de transporte de cargas com economia de até 30% na compra de baterias Helux, marca própria.