Geral

Livro ‘Criciúma: uma história de todos’ vira projeto na Escola Érico Nonnenmacher

Durante todo o segundo semestre, a unidade escolar fará atividades dos aspectos históricos e geográficos do município

Divulgação

Atividades de apresentação de imagens e vídeos, visitas aos pontos turísticos do município, aulas expositivas, debates e seminários são algumas das ações desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Érico Nonnenmacher com o Livro ‘Criciúma: uma história de todos!’, lançado em abril. As atividades serão realizadas pelos estudantes do 3º e 4º ano durante todo o segundo semestre.

Intitulado ‘Minha Criciúma de ontem e hoje’, a iniciativa tem objetivo de valorizar as origens criciumenses e estudar os aspectos históricos, geográficos e culturais da cidade carbonífera. “Percebermos a importância de passar para os alunos as questões da construção da nossa identidade e desenvolver e incentivar os estudantes a ter uma consciência que permite valorizar e preservar a cultura material e a memória da cidade”, frisou o diretor da EMEB Érico Nonnenmacher, Deivid da Silva Pinto.

Para cada turma, a escola possui uma proposta pedagógica diferente. Para os alunos do 3º ano, a intenção é que conheçam mais da cidade e do campo, conceito do lugar, espaço vivido e da paisagem. Já os estudantes do 4º ano, é para aprender sobre os processos migratórios para a formação do Brasil e uso de tecnologias, etc. A unidade trabalhará duas horas por semana com os alunos as atividades voltadas para o exemplar.

“Quando elaboramos o livro era a nossa intenção que os alunos pudessem conhecer mais sobre o nosso município, pois é conhecendo o passado que eles podem mudar o futuro. É um material rico sobre Criciúma, com todos os aspectos de uma forma lúdica para trabalhar em sala de aula”, frisou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Livro ‘Criciúma: Uma história de todos’

O livro conta a história dos 141 anos de Criciúma. A obra é escrita pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

O exemplar engloba desde os primeiros habitantes, os povos indígenas e seu contato com os colonos, passando pelos movimentos migratórios, os quais contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento social e econômico e as modificações do município durante os anos. Além de reunir, fotografias, informações sociais, econômicas, geográficas, de infraestrutura e administrativas de Criciúma.

Notícias Relacionadas

SC dobra frota nos últimos 15 anos e chega à marca de 6 milhões de veículos

Estatísticas do Detran/SC mostram crescimento

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

Resultados dos pedidos serão conhecidos em 13 de maio

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Há mais de 20 anos o país não tinha produção nacional do hormônio

UniSatc celebra mais de 60 formados em Formatura Interna

Amigos e familiares acompanharam o evento, realizado no Auditório do Centro Universitário