Cultura

Livro escrito por crianças de Cras de Criciuma é lançado na Unesc

“Era uma vez um trem que passava por uma vila”. E assim inicia a história contada no livro “O Trem da Vila”, escrito e ilustrado pelas crianças do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Vila Vitória de Criciúma. A obra foi realizada por meio da primeira edição do projeto de extensão da Unesc “Museu da Infância e o Cras”, realizada em 2012. Ela foi lançada na tarde desta quarta-feira (8/4) e será distribuída nos Cras e escolas da região.

Por meio do projeto de extensão são organizadas oficinas de elaboração de brinquedos e contação de histórias com as crianças dos Cras de Criciúma. As atividades são realizadas com os pequenos de cinco a 12 anos de idade, que participam do projeto durante seis meses. Atualmente o projeto está situado no Cras Cristo Redentor. 

“A vida é como um livro com páginas em branco, somos nós quem escrevemos cada detalhe. E assim como vocês construíram essa história, vocês construirão a vida de vocês como grande autores”, comentou o reitor Gildo Volpato com as crianças presentes no lançamento. 

Dentre elas estava Larissa Machado, de 12 anos. Na época do projeto ela tinha apenas nove e o que ficou guardado na memória foi o cuidado que se deve ter ao brincar nos arredores do trem. “Na construção da história, e durante o projeto, nós aprendemos que devemos ficar no mínimo seis metros e meio distantes da linha que passa o trem”, ressaltou. 

A organizadora do Livro, Edite Volpato Fernandes, afirma que a obra foi uma construção de muitas mãos e que as crianças brilhavam os olhos durante a construção das história. “Nós escrevemos, desenhamos e cantamos juntos. A fantasia correu solta entre os pequenos. A atividade transformou as crianças tanto em autores quanto protagonistas do livro”, destacou Edite. 

Também participaram da cerimônia, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta; a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back; a coordenadora do Museu da Infância, Edina Baumer; o editor chefe e presidente do Conselho Editorial da EdiUnesc (Editora e Livraria da Unesc), Dimas de Oliveira Estevam; o editor chefe na época do projeto (2012), Carlos Renato Carola; a coordenadora do Cras Vila Miguel, Magda Di Paula e o coordenador do Cras na época do projeto, Zolnei Vargas. 

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc
 

[soliloquy id=”118924″]