Geral

Livro “Festa, Foguete e Porrete” é lançado na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça

A Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça foi palco do lançamento do livro “Festa, Foguete e Porrete – A política politicamente incorreta”, de autoria do ex-vereador Jacks Soratto.

Ao longo das 77 páginas de sua obra, Soratto descreve fatos dos bastidores da política fumacense durante os quatro anos de seu mandato. “O livro resume as ações de alguns políticos e também de eleitores com o objetivo de sensibilizar os paus mandados e destronar os coronéis políticos”, salientou Jacks.

Além dos textos do ex-vereador, os fatos contidos na obra são ilustradas através das charges do jornalista César pereira, que também fez a edição e editoração. “Muitas pessoas tem a intenção de escrever, ou até mesmo escrevem algo, mas poucos têm a coragem que o Jacks teve de publicar os seus pensamentos. Fico feliz e orgulhoso de ter participado deste trabalho”, comenta Pereira.

A primeira edição do livro conta com mil exemplares, e segundo o autor, será vendido em diversas livrarias de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Recado sobre o que não fazer

Soratto deixa claro que o livro serve como exemplo do que os políticos não devem fazer, para isso ele elencou alguns pontos praticados por pessoas que querem se manter no poder, ao que deu o nome de “dez mandamentos do poder”. “O livro não é exemplo do que nossos políticos devem fazer. Existem políticos sérios sim, mas apenas uma pequena minoria deles consegue o sucesso neste meio”, ressaltou.

Além do lançamento realizado no Legislativo de Morro da Fumaça, Jacks fará um evento também na Livraria Fátima, no próximo sábado, 11, às 10h.

Agradecimentos

Entre tantas pessoas citadas pelo ex-vereador, como familiares, amigos e esposa, está o presidente da Câmara, Ademar Bertan, que abriu as portas do Legislativo para o lançamento e também pela contribuição com alguns fatos presenciados ao longo de seus sete mandatos. “O Ademar e uma verdadeira enciclopédia. Sabe tudo da política e da história geral de Morro da Fumaça. Se tivéssemos mais tempo para conversar o livro chegaria tranquilamente às 200 páginas”, disse Soratto.

Já o jornalista César Pereira, comentou que a Casa Legislativa do município pode ser chamada agora de casa da literatura. “Aqui eu lancei meus quatro livros e muitos outros autores passaram por aqui também. Este espaço nunca foi negado para aqueles que engrandecem a nossa literatura, tanto municipal, quanto regional”, relatou.

Falecido há cerca de dois anos, o primeiro prefeito da cidade, Jorge Silva, também foi lembrado por Jacks, inclusive o nome do livro é uma frase muito utilizada por ele, que segundo o vereador sintetiza bem o que está descrito no livro. "Esteja onde estiver, tenho certeza que o Jorge está muito feliz pela recordação e homenagem", falou Ademar Bertan ao parabenizar Soratto.

Colaboração: Marciano Bortolin

[soliloquy id=”26724″]