Geral

Lixo é jogado próximo a uma nascente d’água em São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber

Foto: Bertoldo Kirchner Weber

Esta semana a indignação tomou conta de alguns moradores de São Ludgero. Novamente, foi jogado lixo em uma mata, próximo a uma nascente d'água na Estrada Geral do Bom Retiro.

Brinquedos quebrados, restos de construção, roupas, bolsas, tapetes, lixo doméstico em geral e recipientes plásticos como balde, galões e sacolas são tipos de lixo que nos últimos dias foram jogados em uma mata, lateral a rodovia municipal, próximo a uma nascente dágua, na comunidade do Bom Retiro. Uma das pessoas indignadas é o comerciante Antônio Frederico Rosa Filho, 50 anos, popular Totonho, que passa pelo local todos os dias. “Ao passar pelo local para ir ao meu terreno na Serrinha, percebi que algo tinha sido jogado na lateral da estrada. Parei o carro para verificar e ao olhar para dentro da mata a surpresa: uma grande quantidade de lixo jogado barranco abaixo”, conta.

O comerciante diz que é um absurdo ainda ter pessoas que agem desta forma. “Nos dias de hoje, tem várias formas de a pessoa destinar corretamente o lixo gerado nas residências. É lamentável tal atitude”, declara. A Vigilância Sanitária do município foi acionada. O Fiscal Sanitário, Gilson Martins, faz o alerta em relação a este tipo de atitude. “Trata-se de um crime ambiental e se existir alguma pista que leve ao autor deve ser repassada as autoridades competentes como órgãos ambientais, a própria Vigilância Sanitária, Polícias Militar e Civil ou Ministério Público. A placa do veículo neste caso já ajudaria”, ressalta.

Outras comunidades de São Ludgero estão sendo usadas para descarte de lixo. Entre elas, populares citam um local próximo ao maior ponto turístico da cidade, o Morro da Cruz.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber