Geral

“Lockdown no Brasil ainda não aconteceu”, diz secretário de Saúde de SC

Secretário André Motta Ribeiro considera que medida como lockdown não é factível no Brasil porque precisa ser um movimento coordenado por todos os estados e também com anuência federal

Divulgação

O secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, cumpriu agenda na última terça-feira (16) em Joinville. Ele visitou hospitais da região, como o Regional Hans Dieter Schmidt, e também as unidades de Campanha Leste e Sul. 

Além do anúncio dos mais 20 leitos que serão abertos em Joinville e outros dez inaugurados na próxima segunda-feira (22) em Rio Negrinho, o secretário falou o que pensa sobre medidas mais restritivas como lockdown no estado. 

– Primeiro que lockdown no Brasil não aconteceu. Lockdown é uma atitude mais extrema, quando se tira as pessoas da rua, de circulação. Proíbe [a população] de sair de casa e apenas atividades essenciais são mantidas – destaca.

O secretário ilustra como exemplo o registrado na China em 2020 quando cidades precisaram decretar a medida no momento em que houve a identificação da doença e a população precisou se manter dentro de casa. No entanto, ele defende que o mesmo não aconteceu em nenhum lugar do Brasil. 

– O que nós fizemos aqui foram restrições de atividades consideradas de maior risco para aumentar a velocidade de transmissão do vírus, atuando nos supercondutores. Aos finais de semana foram mais focados porque é um momento em que se tem mais atividades de lazer. Mas não há lockdown em Santa Catarina – pontua.

Motta ainda considera que o país não conseguiriam adotar a medida. 

– Até acho que isso [lockdown] não é factível em um país como o Brasil porque precisa ser um movimento coordenado por todos os estados e também com anuência do ente federal – enfatiza.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Criciúma abre edital para participação na Feira do Livro

Comerciantes têm até o dia 26 para se inscreverem para exposição que ocorrerá em novembro

Em Tubarão, governador apresenta investimentos para aeroportos do Sul

Na ocasião, ele também se comprometeu a firmar um convênio com o município de Tubarão, para viabilizar a fiação subterrânea na rua Lauro Müller

Deslizamentos provocam interdições em rodovias de SC

SC-283 e SC-390 estavam totalmente interditadas às 14h desta sexta-feira (15)

Atletas de Criciúma participam de competições pelo Estado

As equipes participam de Campeonato Estadual e Joguinhos Abertos