Geral

Longe da folia, mais de dois mil jovens participam dos retiros de carnaval

Principais retiros acontecem em Criciúma e Sombrio

Buscar um carnaval diferente, distante do álcool e de outras drogas, e das inúmeras opções que o mundo oferece, contrárias ao espírito cristão. Fazer novas amizades e proporcionar a si, um encontro pessoal com Cristo. É o que procuram os mais de dois mil jovens de toda a Diocese de Criciúma que participarão dos retiros de carnaval, que acontecem de 09 a 12 de fevereiro.

“Neste tempo de Carnaval, enquanto tanta gente pensa só em se divertir, uma parte de nossos jovens, felizmente, se reúne para cantar, celebrar e depois, confraternizar, mas de uma maneira diferente, onde certamente Deus está presente no meio de todos eles. Todos os anos são convidados muitos jovens que não tem ligação nenhuma com a Igreja e que, junto daqueles outros, eles tem ali, certamente, uma luz, uma estrela que mostra outro caminho para seguir na vida. Estes retiros são bênçãos onde tantos jovens sabem dar um testemunho diferente do que tanta gente procura nessa época do ano”, enfatiza o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

Conforme o bispo, nos primórdios da Igreja, o Carnaval significava “vale comer carne ainda”. A festa que hoje é considerada pagã, antecipava o período dedicado à Quaresma, tempo de conversão, jejum e abstinência.

Benção para a Igreja, ponto positivo para a sociedade

Organizados, em sua maioria, pelo movimento de Renovação Carismática Católica (RCC), os retiros de carnaval tem convertido cada ano mais, jovens para a Igreja e para a vida em comunidade. “Algo que para mim realmente é importante, é a forma como esses jovens são tocados. Eles procuram a confissão sacramental para se arrepender de seus pecados, do caminho errado que estavam seguindo. Nem todos irão se converter, mas sempre uma boa parte está se convertendo mais para Deus e para a Igreja e estes, certamente, não estão mais no mundo da violência, das drogas, da criminalidade. Isso é uma benção não só para a igreja, mas para a sociedade”, pontua o bispo.

Principais retiros acontecem em Criciúma e Sombrio

Retiro “Vinde e Vede”
Dos mais de dois mil jovens que participarão dos retiros de carnaval na diocese, 1,5 mil deles são esperados no “Vinde e Vede”, retiro que inicia às 18h do sábado, 09, no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, em Criciúma. Após a abertura, haverá um evangeliza show com as bandas Single Core, de Joinville e Sacrário Vivo, de Içara. Com o tema “Se creres, verás a glória de Deus” (Jo 11,40), proposto pela coordenação nacional da RCC, o encontro pretende trabalhar especialmente a questão da fé, indo ao encontro do Ano da Fé, vivenciado pela Igreja até o mês de outubro. Com diversos pregadores, entre eles Fernando Gomes, da coordenação nacional do Ministério Jovem da RCC, o retiro contará com a animação da banda Voz Amiga. Assim como os demais retiros, haverá vários momentos de oração, adoração, música, dança, teatro, confissões e missas. O evento encerra-se às 11h de terça, 12, com a missa presidida pelo bispo diocesano. As inscrições poderão ser feitas na hora, sob o valor de 40 reais. O jovem deve levar roupas de cama e material de higiene pessoal, com a observação de que não poderá pernoitar em casa, exceto as pessoas que trabalham na segunda-feira.

Retiro “Obra Nova”
Outros 350 jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Cidade Mineira, participarão do retiro “Obra Nova”, realizado nas dependências do Cedup Abílio Paulo. Com o tema “Jovens em ordem de batalha”, o retiro terá a pregação e animação de Junior Silva e equipe, da Comunidade Fala Senhor, de São Paulo. A acolhida está marcada para às 16h de sábado e a missa de abertura, para às 20h. O evento se encerra às 14h de terça-feira.

Retiro “Alegra-te”
Também com o tema “Se creres, verás a glória de Deus” (Jo 11,40), mais de 150 jovens estarão reunidos no Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi, o Colégio Iemes, em Sombrio. O retiro inicia no sábado, 09, às 13h30min e termina na segunda-feira, 11, com a celebração da missa, às 16h30min. Os jovens que participam do evento são da comarca de Santa Rosa do Sul, incluindo as paróquias de Sombrio, Praia Grande, São João do Sul e Santa Rosa do Sul, além da paróquia de Turvo e outras comunidades arredores. O retiro terá a pregação de Darlan e equipe e animação do ministério de música Renascidos em Cristo, de Sombrio.

INFORMAÇÕES SOBRE OS RETIROS:
Retiro “Vinde e Vede” – Diego Vieira (48) 9626 5432 ou 9612 8933
Retiro “Obra Nova” – Padre Alírio Leandro (48) 3438 1855
Retiro “Alegra-te” – Edi da Silveira (48) 3533 3299 ou 8400 6162

Colaboração: Diocese de Criciúma