Geral

‘Longe de acabar’: com 126 municípios em situação de emergência, Defesa Civil mantém alerta

Boletim da Defesa Civil aponta estragos em 144 municípios, com 126 deles em situação de emergência; previsão é de novos temporais durante a semana, o que reforça nível de atenção

Foto: Rafaela Custódio/Engeplus

A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou o número de municípios afetados com as chuvas: 144 cidades catarinenses tiveram estragos e 126 decretaram situação de emergência até o momento.

Segundo a pasta, outras prefeituras podem adotar à medida nos próximos dias, já que a previsão segue de temporais para os próximos dias.

O novo boletim, divulgado no início da tarde desta segunda-feira (16), aponta que o número de cidades afetadas permanece o mesmo deste domingo, e que o estado registrou 4 óbitos por conta das chuvas (Palmeira, Rio do Oeste, Campo Belo do Sul e Rio do Sul, além de 1 ferido em Timbó).

Mesmo assim, o secretário estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Armando, alerta que os transtornos com a chuva, que já duram duas semanas, “estão longe de acabar”.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Próximos dias de alerta

De acordo com o titular da Defesa Civil, os próximos dias devem ser de chuva intensa e temporais, principalmente no Meio Oeste, Sul e Vale do Itajaí, região mais afetada em Santa Catarina. Equipes já estão sendo mobilizadas nestes locais.

“Pela nossa experiência com áreas críticas, deslocamos equipes do Corpo de Bombeiros e um helicóptero para Rio do Sul, de onde atendemos boa parte do vale. Além disso, temos tropas do exército em Blumenau e no restante do estado, todos em alerta”, afirma o secretário.

De acordo com o monitoramento, o risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja para destelhamentos, queda de árvores, danos a rede elétrica, alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.

São esperados volumes de chuva entre 90 e 140 mm entre o Grande Oeste e o Planalto Sul e de 70 a 110 mm entre o Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. No restante do estado, os acumulados previstos ficam entre 40 e 70 mm.

Municípios em emergência e ajuda do governo

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Ainda de acordo com o texto, com a situação em caráter de emergência em Santa Catarina, até o momento, o governo do estado já distribuiu 91.941 itens de assistência humanitária para 25 cidades. Quase 80 mil pessoas já foram atingidas.

“Infelizmente não controlamos o clima, se não encerrávamos a chuva. Temos a partir de hoje [segunda] uma nova ‘safra’ de chuvas, e o que podemos fazer é alertar”, destaca o secretário de Proteção e Defesa Civil.

“O solo não absorve tanta água, ele está encharcado, então há risco até para deslizamentos sem chuvas. Então a população precisa ficar em alerta, acompanhando as entidades e acionando ajuda sempre que necessário”, finaliza.

Com informações ND+