Geral

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

Jornalista Sônia Bridi

Foto: Alex Baricalla

A jornalista da Rede Globo, Sônia Bridi, fez um chamamento às mais de 700 pessoas que lotaram o Espaço Integrado de Artes da Unisul de Tubarão, segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no debate Futuro Azul, o amanhã do planeta pensado hoje.

“Diante das mudanças climáticas, que são reais e estão mudando nossas vidas, precisamos soluções criativas e participação das pessoas de forma democrática. Muitas coisas boas já estão sendo feitas. Mas precisamos mais. Nós podemos fazer a diferença. Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”. Promovido pela Atlantis Saneamento, o evento teve como debatedor Ricardo Martins, diretor da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, e como mediador Rodrigo Freitas, professor da Unisul, universidade que apoiou a iniciativa.

Durante a palestra, Sônia Bridi mostrou sua reportagem exibida no início do ano, no programa Fantástico, com alerta para o estudo que revela que metade da população não tem acesso à rede de esgoto e 34 milhões de brasileiros vivem sem água tratada. O resultado é o aumento das doenças. A matéria lembra ainda um dado importante da Organização Mundial da Saúde, de que cada cada real investido em saneamento significa uma economia de R$ 4,00 em saúde. Sônia destacou ainda uma triste coincidência: seriam necessários R$ 300 bilhões para o país ter a universalização do sistema de saneamento. Exatamente o mesmo valor estimado para os desvios de dinheiro público só em obras de infraestrutura, em reportagem que a jornalista realizou esta semana.

“O resultado atingiu nosso objetivo de chegarmos a um grande número de pessoas com nosso trabalho da conscientização sobre a importância de cuidarmos muito bem da água e do saneamento para termos mais qualidade de vida”, disse Anderson Botega, diretor da Atlantis Saneamento. “Foi muito importante vermos juntos, na platéia, estudantes, os mais diversos segmentos profissionais, pessoas das comunidades, prefeitos da região e secretários, todos juntos ouvindo e debatendo soluções para nossos problemas. Estamos dando a nossa contribuição e o evento Futuro Azul veio para ficar, com debates anuais e sempre com nomes que possam enriquecer o debate, como foi com a jornalista Sônia Bridi”, avaliou.

Colaboração: Cláudio Schuster / Comunicação Atlantis Saneamento

Palestra Jornalista Sônia Bridi

Foto: Alex Baricalla

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.