Geral

Mais de 1,2 mil toneladas de entulhos são recolhidas em Criciúma

Serviços prestados ajudam a melhorar o visual da cidade

Mais de 207 viagens de caminhão foram realizadas pelas equipes do pátio de máquinas e das Subprefeituras da Santa Luzia, Rio Maina e Quarta Linha. Foram coletadas mais de 1,2 mil toneladas de entulhos de vários bairros do município e encaminhados para a Santec Resíduos. O trabalho foi realizado entre os dias 10 e 14 de junho, sob a orientação da Secretaria do Sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri).

De acordo com o secretário do Sistema de Infraestrutura, André de Luca, a empresa Santec Resíduos, foi uma grande parceira no desenvolvimento desse trabalho recebendo os resíduos de construção civil. “Não foi nos cobrado custo algum por parte da empresa. Conseguimos retirar o lixo de alguns pontos da cidade. Esse mutirão foi realizado em função da Semana do meio Ambiente. Lembro que a prefeitura não tem responsabilidade em recolher esse material. Os moradores devem buscar empresas especializadas para retirar esses entulhos do local”, comentou o secretário.

A ideia principal foi a de realizar uma grande faxina na cidade e dar uma cara nova aos bairros recolhendo lixos e limpando as vias. O trabalho, além de dar um novo visual à cidade, vai evitar que as bocas de lobo sejam entupidas pelas sujeiras deixadas nas vias, evitando assim problemas com alagamentos.

Segundo o presidente da Famcri, Gelson Fernandes, é necessário que a população colabore com a cidade dando destino correto ao lixo. “Tivemos um resultado super positivo coletando esses resíduos de vários bairros do município. Mas é necessário que a população seja mais consciente e note que o lixo que ela joga na rua pode vir a lhe prejudicar mais tarde. Daqui pra frente continuaremos com trabalhos de conscientização para que a população evite deixar esse tipo de material espalhado pela cidade”, declarou Fernandes.

Milena dos Santos/Decom Prefeitura de Criciúma