Geral

Mais de 4 mil pessoas devem passar pelo cemitério central de Orleans

Foto: Pepe Miranda

Foto: Pepe Miranda

Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 2 de novembro, Dia de Finados, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem às pessoas falecidas. O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus.

As missas em memória às pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração. A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.

Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus.

No dia de finados, as pessoas enfeitam os túmulos com flores, acendem velas, lavam os locais e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam.

Em Orleans, deverá passar pelo cemitério municipal até domingo dia 03 de novembro mais de 5 mil pessoas vindas de fora e residentes na cidade.

Colaboração: Pepe Miranda