Segurança

Mais um ônibus é incendiado em Criciúma

Desta vez os bandidos agiram a luz do dia, por volta das 18h45min, no bairro Renascer

Foto: Portal Engeplus

Foto: Portal Engeplus

Mais um ataque a ônibus foi registrado em Criciúma. O segundo atentado aconteceu por volta das 18h45min deste sábado, no bairro Renascer. Um ônibus que fazia a linha da comunidade foi alvo de mais um incêndio em menos de 24 horas após a primeira ocorrência, no bairro Jardim União, na noite dessa sexta-feira. Conforme o tenente-coronel, Márcio Cabral, o ônibus saiu do Terminal da Próspera e estava sendo escoltado, mas por um momento a viatura se distanciou do transporte coletivo para atender outra ocorrência, próximo do local onde o veículo foi parado pelos criminosos.

“O bairro possui patrulhamento 24 horas por dia, e neste momento, a viatura que fazia escolta foi acionada para atender outra ocorrência, na qual encontraram um cadáver em um matagal. Foi neste período que o ataque aconteceu”, explicou o coronel em entrevista para o site Engeplus. O corpo encontrado não foi indentificado e foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma. De acordo com Cabral, segundo populares, quatro homens participaram da ação. Eles mandaram o motorista e os passageiros descerem e atearam fogo no veículo. Havia cerca de 20 passageiros no ônibus, ninguém ficou ferido.

Conforme Cabral, é provável que os autores do atentado de hoje não tenham relação com os mesmos autores do atentado dessa sexta-feira. “É uma hipótese, mas não confirmada”, comenta. Em relação aos atentados que acontecem em outras regiões do Estado, segundo o coronel, o caso deste sábado pode ter envolvimento. “Estes incendios tanto podem quanto não podem ter ligações com certas facções criminosas, a Polícia Civil investiga os casos”, ressalta.

Escoltas – O efetivo para manter a segurança do município vai ser reforçado. “Quem está de folga está sendo chamado, afim de aumentarmos o número de viaturas nas ruas”, ressalta o coronel.“Já estamos com o dobro de viaturas, que trabalham em escoltas e também no patrulhamento, tendo em vista que as linhas neste sábado são menores do que em outros dias, mas na segunda-feira vamos estar com profissionais apostos para dar segurança nos locais mais críticos", pontua. De segunda-feira a sexta-feira, o número de linhas circulando na cidade é maior.

O coronel avisa a população não criar pânico, pois são casos isolados. “A população deve seguir a rotina normalmente, pois o objetivo dos criminosos não é colocar a vida de ninguém em risco e sim tumultuar”, destaca.

Controle do fogo – Conforme os moradores, as chamas consumiram o veículo em período muito curto de tempo. A fumaça ultrapassou a rede elétrica, mas não afetou a distribuição de energia no bairro. As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros de Criciúma, que foram acionados e chegaram ao local poucos minutos depois do início do incêndio.
Foram usados 2,5 mil litros de água para conter as chamas. O trabalho dos bombeiros durou cerca de 30 minutos para controlar o fogo e mais dez minutos para controlar o rescaldo que ficou sobre a estrada. Quatro bombeiros atuaram na operação.