Segurança

Manifestantes “invadem” as ruas em Tubarão e Laguna

Frases de impacto, Hino Nacional Brasileiro, cartazes e faixas nas mãos e caminhada pacífica. Assim foi o protesto de ontem em Tubarão, que contou com a participação de mais de mil pessoas – que foram às ruas mesmo com chuva.

Com caras pintadas, nariz de palhaço e bandeiras do Brasil, crianças, jovens e adultos manifestaram indignação contra a corrupção e clamaram por justiça e melhorias em diversos setores, como saúde e educação. A pequena Ísis Damian de Souza, de apenas quatro anos, participou da manifestação junto com a mãe, Denise Silva. A garota segurava um cartaz com a frase: “Até eu já entendi que não é só por R$ 0,20. #ogiganteacordou”.

Para o estudante Richan Minatto, de 18 anos, o povo brasileiro acordou. “Estamos aqui para exigir nossos direitos. A população acordou. Abaixo a corrupção”, diz. O jovem Vitor Cardoso, de 16 anos, também foi para a avenida para lutar contra a corrupção e a PEC 37, entre outras reivindicações. “Os 20 centavos foram apenas a gota d’água. Cansamos de tanta corrupção no Brasil”, ressalta.

Edson Carlos Tártari, de 18 anos, conta que se sente orgulhoso de participar do movimento, que invadiu as ruas de todo o país e exige mudanças. “Os meus olhos estão brilhando. Hoje, sinto o verdadeiro orgulho de ser brasileiro. O povo finalmente acordou”, afirma o jovem, que garante estar presente na manifestação que ocorre hoje, em frente à prefeitura.

Na tarde de ontem, cerca de 20 estudantes da escola Hercílio Luz estiveram reunidos no Farol Shopping para confeccionar cartazes para a manifestação. Através das redes sociais, o adolescente Gustavo de Oliveira Batista, de 15 anos, diz estar cansado de tanta corrupção. “Quero ajudar o Brasil. Chega de tantos roubos”.

Os manifestantes saíram da frente do Banco do Brasil (antigo terminal rodoviário) e seguiram até o Museu Willy Zumblick. Do Centro, foram em direção à Unisul.

Outro protesto ocorrerá hoje em frente à prefeitura, com saída às 18h do museu. A intenção é apontar os problemas enfrentados pelos tubaronenses, tendo como tema principal o descaso com a saúde pública.

Em Laguna, também debaixo de chuva, mais de 500 pessoas com caras pintadas e cartazes participaram do protesto ontem.

Protestos na região

Nesta quarta-feira, a manifestação deve acontecer em Criciúma, iniciando na Praça das Nações, às 18h30min. Já para amanhã, sexta-feira (21), o protesto acontece em Içara, na Praça da Juventude Fernando Pacheco, a partir das 18h.

Em São Ludgero, o protesto está marcado para sábado, às 10h, com saída do Posto Warmeleing.

Em Braço do Norte, a manifestação está marcada para segunda-feira, às 19h, da Praça Padre Roher.