Política

Márcio Búrigo e Verceli Coral são diplomados no Salão Ouro Negro

A sessão foi presidida pelo juiz da Junta Eleitoral da 10ª Zona, Marlon Jesus Soares de Souza

Eleitos para chefiar o Executivo Municipal no pleito suplementar do último dia 3 de março, Márcio Búrigo e Verceli Coral receberam, na tarde desta quinta-feira (21), os diplomas que os outorgam os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A sessão presidida pelo juiz da Junta Eleitoral da 10ª Zona, Marlon Jesus Soares de Souza lotou as dependências do Salão Ouro Negro do Paço Municipal.

Búrigo e Coral foram prestigiados com as presenças do prefeito interino Itamar da Silva, dos deputados Valmir Comin e Adilor (Doia) Guglielmi, 14 vereadores, secretários do Governo Municipal, dirigentes partidários e simpatizantes dos candidatos vencedores. De acordo com o Código Eleitoral Brasileiro, a partir deste ato tornam-se aptos para tomar posse dos cargos para os quais foram democraticamente escolhidos por maioria de votos pelos eleitores da cidade.

Em 3 de março, o ex-vice-prefeito Márcio Búrigo e o primeiro suplente de vereador Verceli Nunes Coral receberam 76.748 votos válidos e chefiarão do Executivo Municipal até o fim de 2016. Com um discurso emocionado, o prefeito a ser empossado citou o estadista americano Winston Churchill para exaltar a importância do processo democrático à sociedade.“A democracia é a pior forma de governo imaginável, exceto todas as já experimentadas”, parafraseou Búrigo. “O processo eleitoral pelo qual passamos veio depois de muitas mudanças e conquistas dos cidadãos, que cada vez mais estão cientes dos deveres. A votação que conseguimos e que nos trouxe a este momento enriquece as nossas histórias e temos a convicção que o desejo do cidadão é o compromisso do político”, afirmou o prefeito diplomado.

O Poder Judiciário, na avaliação do promotor eleitoral da 10ª Zona, celebrou no ato solene de diplomação o dever cumprido com o povo criciumense. “Tivemos um trabalho coroado com êxito. Nesta eleição suplementar creio que a sociedade como um todo chegou a uma nova visão de se ter a vontade popular prevalente acima de tudo”, observou o representante do Ministério Público.

Ao finalizar a solenidade, o juiz eleitoral Marlon Jesus de Soares Souza desejou sucesso a Márcio Búrigo e Verceli Coral no exercício dos cargos no Executivo Municipal. O magistrado utilizou uma parábola espanhola para contextualizar e determinar uma missão aos novos gestores. “Tenham sabedoria e vejam as questões importantes para a população sempre pelos dois lados”, arrematou.

A transmissão do cargo de prefeito de Itamar da Silva para Márcio Búrigo está agendada para o dia 31 de março, às 18h, no Teatro Municipal Elias Angeloni. O evento será aberto à população.

João Pedro Alves/Decom Prefeitura de Criciúma

[soliloquy id=”22607″]