Saúde

Medicamentos são apreendidos em casa abandonada em Criciúma

Vigilância Sanitária retirou centenas de remédios descartados de forma irregular na Operária Nova

Centenas de medicamentos foram apreendidos pela Vigilância Sanitária em uma casa abandonada no bairro Operária Nova na tarde desta sexta-feira (20). O depósito irregular estava localizado na Rua Eduardo Souto e guardava remédios dos mais variados tipos. A maioria tinha a validade vencida. Uma denúncia foi registrada ontem na Secretaria de Saúde e a averiguação realizada nesta manhã pela equipe do órgão.

Havia medicamentos em toda entrada do imóvel e também num subsolo escavado. O caso, segundo a coordenadora da vigilância, Andréia Bertoncini Pereira, constitui infração administrativa e armazenamento irregular, além de crime ambiental devido à composição química do material. “Há medicamentos vencidos, controlados e é uma grande quantidade. Não sabemos precisar se algum deles está dentro do prazo de validade. Esta casa poderia estar sendo utilizado como um caixa dois, mas iremos averiguar tudo isso depois”, assinalou ela.

A Polícia Civil foi acionada para a remoção dos medicamentos e, segundo o investigador Luiz Gustavo De Luca, um inquérito policial será aberto. “Vamos avaliar a procedência desse medicamento e também os danos na condição de crime ambiental e à saúde pública”, frisou. A apreensão será encaminhada para a polícia e parte para a vigilância. A inutilização ocorrerá em local apropriado para o descarte de materiais de procedência química.

Colaboração: Denise Possebon / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

 

 

[soliloquy id=”115708″]