Segurança

Medidas visam reduzir a criminalidade em Içara

O debate sobre a segurança em Içara foi ampliada na noite dessa quinta-feira, dia 16, com a participação do poder público municipal, judiciário, Polícia Civil, Policia Militar, vereadores e Conselho Municipal de Segurança (Conseg). Medidas foram sugeridas para reduzir a criminalidade que tem aumentado a cada dia.

O aumento do efetivo, aquisição de novas câmeras de monitoramento, iluminação dos espaços públicos, convênio com a Polícia Militar para fiscalização dos estabelecimentos comerciais, assim como a ampliação do programa Jovem Aprendiz foram apontadas como alternativas.

“Precisamos envolver mais pessoas neste processo. As agentes comunitárias de saúde, por exemplo, vivem o dia a dia da comunidade e pode contribuir com informações. Não que elas sejam espiãs, mas é possível colaborar para segurança da localidade”, coloca o prefeito Murialdo Gastaldon.

“A ampliação do Jovem Aprendiz possibilitará remuneração financeira aos menores e ocupação no contraturno escolar”, aponta a promotora Maria Cláudia Tremel de Faria. De acordo com o tenente-coronel Jorge Luiz da Silva, o projeto Vizinho Solidário tem apresentado bons resultados. “Nos 10 bairros onde ele está presente os assaltos e demais crimes reduziram drasticamente. Precisamos agora colocar câmeras de monitoramento nas comunidades”, solicita.

Segundo o presidente do Conseg, Celso Luiz da Silva, as demandas devem ser encaminhadas rapidamente. “Içara clama por segurança. Acredito que as ideias foram muito bem colocadas e agora vamos colocar em prática”, finaliza.

[soliloquy id=”136232″]