Geral

Mesmo com chuva centenas de fiéis participam da Via Sacra em Lauro Müller

Nem mesmo a chuva impediu que fiéis do município de Lauro Müller realizassem a tradicional caminhada da Sexta-feira Santa, conhecida como Via Sacra. Por volta das 7 horas, centenas de cristãos se concentraram no Bairro Sumaré, defronte a casa do senhor Manoel Martinho Fortunato, onde rezaram e cantaram hinos de louvores. Em seguida a procissão seguiu pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz do Imaculado Coração de Maria.

A chuva não deu trégua e acompanhou os fiéis durante as 14 estações. Homens, mulheres, jovens, idosos e crianças, motivados pela fé, relembraram os passos de Jesus Cristo a caminho da crucificação. Eles seguiram em caminhada por aproximadamente 1h30min até o ritual final na Igreja Matriz.

“É um dia muito especial que nos leva a uma melhor reflexão sobre nossa vida, nossas ações. Com esta caminhada, recordando os passos de Jesus, podemos perceber melhor que devemos nos queixar menos da vida e agradecer mais por tudo que temos”, disse um dos participantes, Antonio Grassi.

A caminhada foi conduzida pelo pároco padre Valmor Boeger, que ressaltou que este é um dos momentos de maior importância no calendário cristão. “Hoje o povo recorda aquilo que Jesus Cristo passou. No nosso cotidiano também caminhamos no calvário, enfrentando muitas vezes as dificuldades da vida, mas se faz necessário que purificarmos nossos corações, abrindo-os para o amor e a solidariedade, como Cristo que morreu na cruz para nos salvar”, destaca o sacerdote.

Ainda nesta sexta-feira outras celebrações estão programadas. Às 15 horas acontecerá a celebração que recordará condenação de Jesus. À noite, às 19 horas, haverá procissão com o Senhor morto.

No sábado (26), ocorre Vigília Pascal com benção do fogo novo às 18 horas em Itanema e às 20 horas na Matriz, Barro Branco e Guatá. 

[soliloquy id=”172956″]