Saúde

Meu sangue é comunitário: Unesc inicia campanha para doação

Colaboradores interessados devem procurar o DDH

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o doador são apenas alguns instantes do dia, mas para quem precisa, aquele momento é fundamental. Ao todo, o processo de doação de sangue leva em torno de 55 minutos, que podem salvar não só uma, mas até quatro vidas. E para que o hábito cresça, a Unesc lançou a campanha “Meu sangue é comunitário”, que incentiva os colaboradores da Universidade para contribuírem com o Hemosc.

A situação em todo o país é preocupante. Os últimos dados do Governo Federal apontam que somente 1,9% da população brasileira, ou seja, 3,6 milhões de pessoas têm o hábito de doar sangue de maneira rotineira. O ideal é que 3% da população, o que corresponde a 5,8 milhões de pessoas, seja doadora para suprir toda a demanda necessária.

Para o gerente do Departamento de Desenvolvimento Humano – DDH, André Topanotti, a ação destaca o papel da Unesc como Universidade Comunitária. “Aos poucos nós fortalecemos nossos programas de voluntariado, e essa campanha estimula ainda mais nossos colaboradores a abraçarem o “ser comunitário”. Por meio da doação, nós fazemos o bem sem olhar a quem. Uma pessoa muito próxima ou muito distante pode ser beneficiara e essa é uma das questões mais admiráveis do movimento”, destacou.

Os colaboradores interessados em doar sangue devem entrar em contato com o DDH, pelo telefone 3431-2695. A primeira turma foi até o Hemosc nesta terça-feira (14/7), e outras duas turmas já estão sendo fechadas para sexta e segunda-feira (17 e 20 de julho).

O que é necessário para doar

• Ter idade entre 18 e 69 anos

• Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal

• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos

• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo

• Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas)

• Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc

• Ter repousado bem na noite antes da doação

• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação

• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas

Para saber as doenças e as características de quem não pode doar sangue acesse o site do Hemosc.

Colaboração: Mayra Lima / Comunicação Unesc