Geral

Microexplosão ou tornado pode ter atingido cidade e arremessado madeiras de 100 quilos

Defesa Civil faz alerta para temporais com raios, granizo, rajadas de ventos e alagamentos para toda a região Oeste

Árvores foram dobradas ao meio e madeiras de mais de 100 quilos arremessadas – Foto: Defesa Civil/Divulgação

A região Oeste sofreu com as fortes chuvas durante a madrugada deste sábado, 7. Em Chapecó, os fortes ventos chegaram a arremessar astes de madeiras de 100 quilos. A Defesa Civil da cidade acredita que o município tenha sido atingido por uma microexplosão ou um tornado.

“São ventos muitos fortes para gerar essa ocorrência. Sorte que é uma região de habitação restrita, pegou mais a área de mata, mas mais de 30 casas foram atingidas e parcialmente destruídas”, informou o coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Luciano Hünning. Agora, os órgãos do Estado estudam as imagens para definir qual dos fenômenos pode ter atingido a região.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

O que é uma microexplosão

A Defesa Civil explica que a microexplosão é um fenômeno meteorológico caracterizado por intensas correntes de ar descendente durante uma tempestade, que ocorrem em uma área localizada e com duração de alguns minutos.

Características do tornado

Segundo a Defesa Civil, os tornado são redemoinhos de vento formados na baixa atmosfera, apresentando-se com características de nuvens escuras, de formatos afunilados, semelhantes a uma tuba, que descem até tocar a superfície da terra, com grande velocidade de rotação e forte sucção, destruindo em sua trajetória grande quantidade de edificações, árvores e outros equipamentos do território.

O tornado supera a violência do furacão, mas sua duração é menor e a área afetada é de menor extensão.

Previsão para as próximas horas

Conforme a Defesa Civil estadual, há previsão para chuva intensa, temporal, granizo, rajadas de ventos e alagamentos para toda a região do Extremo-Oeste, Oeste e também parte do Meio-Oeste. O temporal deve ocorrer entre às 16h e 20h deste sábado.

O órgão recomenda que moradores mantenham-se abrigados, longe de árvores, placas e postes de energia; não fiquem na água; não dirijam em locais alagados; evitem passar por pontilhões e pontes submersas; e redobrem os cuidados em locais próximos de rios.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações ND+