Geral

Mina de Visitação Octávio Fontana é reaberta em Criciúma

O ponto turístico esteve fechado por 30 dias, enquanto passou por uma manutenção interna no subsolo

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

A Mina de Visitação Octávio Fontana, no bairro Naspolini, retorna as atividades normais a partir desta terça-feira (26), com abertura marcada para às 14 horas. O ponto turístico esteve fechado enquanto passou por uma manutenção interna no subsolo, tendo em vista a segurança dos visitantes. Todo o trabalho foi executado em parceria com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC).

O processo que durou 30 dias precisou de muita atenção dos técnicos, que realizaram uma manutenção completa na parte elétrica, no sistema de ventilação e verificação dos pés direitos e dos apoios. “É necessário que esse trabalho seja realizado, pelo menos uma vez ao ano para garantir a segurança”, explica o coordenador da Mina, Ari Azambuja de Oliveira.

Mesmo não ocorrendo nenhum acidente desde a abertura da Mina, em 2011, mais 210 parafusos foram colocados no teto. “Reforçamos bem esta questão, afinal, cada parafuso suporta 10 toneladas”, explica o coordenador.

Para o diretor de Turismo de Criciúma, Ismail Ahmad Ismail, é fundamental este trabalho. “Com a segurança reforçada, agora podemos retornas as atividades normais e o público pode voltar a visitar a mina com tranquilidade”, afirma. A mina estará aberta para visitação de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Lucas Sabino/Decom Prefeitura de Criciúma