Geral

Mina Modelo Santa Bárbara será inaugurada neste sábado em Lauro Müller

Município da famosa Serra do Rio do Rastro terá mais um atrativo turístico

A partir deste sábado (8), Lauro Müller vai começar a contar com mais um atrativo turístico no município. Além da belíssima Serra do Rio Rastro, cartão postal do Estado de Santa Catarina, das Grutas em algumas comunidades rurais, do Castelo construído por Henrique Lage, entre outros locais, Lauro Müller terá a Mina Modelo Santa Bárbara.

Construída no Distrito de Barro Branco, em frente à capela da comunidade, a Mina Modelo está sob os pés de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros. O local oferece uma verdadeira viagem ao tempo, através de pinturas na parede que destacam um pouco da história da comunidade e do município.

Através de pinturas, locais e pessoas são destacados no interior da mina, como a antiga Capela de Barro Branco, o castelo, mineiros trabalhando e a famosa Serra do Rio do Rastro. No interior da mina, foi construída também uma gruta com o telhado de vidro, que possibilita visualizar a imagem de Santa Bárbara, que fica na parte exterior.

Na gruta, uma parte da parede não foi revestida, ficando amostra uma camada natural de carvão para que as pessoas possam conhecer o minério antes de ser extraído. Com bancos confortáveis e uma estrutura que oferece bastante segurança, o local se tornou um ambiente perfeito para quem busca paz e sossego para fazer suas orações.

Conforme o idealizador e coordenador da mina, Irio da Silva, o projeto antes era apenas um sonho, que começou a ser colocado em prática com o então pároco de Lauro Müller, padre Antonio Vander. “Começamos a colocar a ideia no papel, e agora, depois de cinco anos estamos realizando o meu sonho e de muitos moradores da nossa comunidade”, disse Silva.

O fim de semana é de festa na comunidade de Barro Branco, em comemoração ao dia de Santa Bárbara, recordado no dia 4 de dezembro. O local será inaugurado oficialmente na noite de sábado, após a chegada das imagens de Santa Bárbara e Santa Luzia, que sairão de duas carboníferas do município.

Segundo o coordenador da capela, na noite da inauguração será feito uma espécie de leilão para escolher a pessoa que irá abrir oficialmente as portas da Mina e ascender as luzes do local. No momento, quem ofertar o melhor lance será o escolhido.

O local ficará aberto ao público, principalmente nos finais de semana e feriados, e nos dias de semana uma pessoa que reside próximo do local ficará responsável por abrir as portas da mina para quem tiver interesse. Nenhum valor será cobrado para visitar o local.

[soliloquy id=”16096″]