Geral

Mineiros devem deflagrar greve a partir desta quinta-feira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma assembleia realizada no sábado (7), em Siderópolis, com todos os sindicatos de mineiros da região Sul catarinense, decidiu pela paralisação das atividades de extração de carvão, em todas as minas de abrangência dos sindicatos de Criciúma, Forquilhinha, Urussanga, Siderópolis e Lauro Müller.

Segundo o presidente do Sindicato dos Mineiros de Lauro Müller, Lourival Elias Filho, o Lorinho, a greve será deflagrada a 0h desta quinta-feira (12). A mobilização deve abranger aproximadamente 3,5 mil trabalhadores.

A categoria pede 12,46% de aumento salarial, que seria o INPC a título de reposição e o mesmo valor em aumento real, além de 19 outros benefícios, incluídos na pauta de reivindicações.

Ainda de acordo com Lorinho, a data base da categoria é janeiro e nenhuma contraproposta foi apresentada pelos patrões. “Isso já era para ter sido definido há dois meses, mas houve um contra tempo em razão de uma ação judicial que trata sobre a periculosidade e insalubridade do mineiro. Também aguardávamos uma proposta da classe patronal para iniciar a discussão, mas ela ainda não veio. Sem proposta, os trabalhadores decidiram que vão parar. Já estamos informando as empresas sobre a decisão”, registra o presidente do Sindicado dos Mineiros de Lauro Müller.