Geral

Missa em Tubarão marca começo da Quaresma

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

Foi lançada ontem (18) em Tubarão – e em todo o país – a Campanha da Fraternidade 2015, que esse ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”. O lançamento da campanha na Cidade Azul ocorreu junto com a missa da quarta-feira de Cinzas, marcando a abertura do período da Quaresma. 

Conforme padre Rafael Uliano, a campanha este ano tem como objetivo ressaltar o papel da Igreja Católica como servidora da sociedade – através também das diversas obras nas áreas assistenciais, da educação e da saúde realizadas pela instituição. “O objetivo não é apenas ressaltar este trabalho, mas fortalecer este papel da igreja como servidora do povo”, destaca. A ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro.

Durante todo o período da campanha, a população será motivada para uma grande coleta nacional solidária, que ocorre dia 29 de março e vai arrecadar doações para os trabalhos sociais da Igreja Católica. Um diferencial deste ano, lembra padre Rafael, é que 50% das doações serão enviadas para o Haiti. “Estas doações vão auxiliar também o Haiti neste momento em que aquele país tem tanta necessidade. Os brasileiros vão ajudar também aquele povo”, frisa o padre.

Quaresma

A missa da quarta-feira de Cinzas abre o período da Quaresma, que consiste em 40 dias até a Páscoa, um período que tem como alicerce a prática de três ações – a oração, o jejum e a caridade. “É importante destacar que essas práticas devem ser priorizadas por todos o ano inteiro e não apenas na Quaresma, mas este é um período no qual enfatizamos estas ações, até como estímulo para sua prática constante”, destaca padre Rafael. Na missa de cinzas, o recebimento da marca de cinzas é justamente um comprometimento com estas três práticas, explica o padre. Durante a Quaresma, nas quartas e sextas-feiras ocorre, junto com a missa das 19h, a oração da Via Sacra na Catedral de Tubarão.

Com informações do jornal Diário do Sul