Geral

Mobilização recolheu cerca de 900 assinaturas para o “Tabela SUS Reajuste Já”

Intenção é recolher 1,5 milhão de assinaturas em todo país

Os vereadores de Criciúma e a equipe do Hospital São José conseguiram arrecadar cerca de 900 assinaturas na manhã de hoje (30/3) no Movimento Tabela SUS Reajuste Já, que reuniu diversas autoridades e entidades da região em uma única bandeira: a saúde. O evento ocorreu na Praça Nereu Ramos.

O coordenador da Frente Parlamentar Catarinense, Deputado Estadual José Milton Scheffer, ressaltou que a intenção é recolher 1,5 milhão de assinaturas no país, mas no início de março esse número já chegava a 1,1 milhão. “Dia 10 de abril vamos fazer uma nova aferição da quantidade de assinaturas. Não tem maneira melhor de quem representa as pessoas, no caso a Câmara de Vereadores, fazer uma ação como esta. O melhor investimento social é criar condições para que a população possa ser atendida com qualidade. Desde 1995 que a tabela SUS não é reajustada”, destacou o deputado, lembrando que na Câmara dos Deputados uma comissão especial também foi criada para garantir os 10%.

Ele enfatizou ainda que a cidade de Criciúma está servindo de exemplo para outras. “Em Florianópolis, por exemplo, haverá uma ação inspirada em Criciúma. “Nossa meta no Estado é recolher 50 mil assinaturas e devemos ultrapassar essa meta. Parabéns para a Câmara Municipal por esta mobilização”, enfatizou o Deputado. Os municípios de Imbituba e Cocal do Sul também devem fazer esta mobilização.

O presidente interino do Legislativo, Salésio Lima (PSD), ficou muito feliz com o respaldo da população. “Todos nos unimos numa única causa, a saúde, e a população também está de parabéns, pois compareceu na praça e fez a sua parte. Nós, da Câmara de Vereadores, sempre vamos estar juntos em ações como esta”, enfatizou.

“Estou muito feliz com este evento. Assim como houve engajamento dos vereadores, a população também se engajou e apoiou a causa. Os vereadores estão dando um exemplo de solidariedade”, disse o secretário da Frente Parlamentar de Saúde, Altamiro Bitencourt.

O Deputado Estadual Valmir Comin lembrou que o problema da saúde não é somente de Criciúma ou do Estado, mas sim do país. “Esta iniciativa foi muito boa e de muita importância para a população”, falou. “O governo passa por um momento difícil porque a tabela SUS não é reajustada há muito tempo, e não cobre 50% do custo”, acrescentou o Secretário Adjunto de Estado, Acélio Casagrande.

“É muito importante a união de todos para que a saúde venha ser cada vez mais valorizada. Queremos que a população tenha qualidade de vida”, falou a vereadora Geovânia de Sá (PSDB), em nome de todos os parlamentares. O prefeito interino Itamar da Silva (PSDB), além da secretária do Sistema da Saúde, Letícia Vieira, o secretário de Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso, e o prefeito e vice eleitos, Márcio Búrigo e Verceli Coral, a Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado, a Associação de Aposentados e Pensionistas da região e outras entidades, também participaram da ação. A equipe do Hospital São José também realizou aferição de pressão arterial.

População também engajada na ação

Durante a ação muitas pessoas passaram e pararam para fazer suas assinaturas e ajudar na causa. Foi o caso do Controlador de Produção, Pedro Henrique Costa, que foi um dos colaboradores no abaixo-assinado. “Esse evento é de grande proveito. Sem o SUS é difícil de manter, e a saúde é muito cara”, disse. “Está na hora de fazer algo. O povo precisa muito do SUS. Com maior repasse os profissionais também trabalhariam com mais vontade”, emendou a costureira Marilézia de Vila Costa.

“É uma iniciativa muito boa, e os municípios também deveriam se mobilizar. Quando soubemos do ato, mobilizamos as associações, pois é muito importante participar”, contou a presidente da Comissão de Saúde das Associações de Aposentados e Pensionistas da Região Sul, Maria Salete Teixeira Búrigo. Muita gente ainda levou o abaixo-assinado para casa para pedir para os vizinhos ou nas próprias empresas que trabalham. Quem quiser assinar poderá se dirigir na próxima semana na Câmara de Vereadores ou na Ouvidoria do Hospital São José.

As assinaturas serão levadas ao Governo Federal. O abaixo-assinado do Projeto de Lei de iniciativa popular tem o intuito de assegurar o repasse integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 janeiro de 2012.

Daniela Savi/Imprensa Câmara de Vereadores de Criciúma

[soliloquy id=”23374″]